Título: Vagas quase 100% preenchidas
Autor: Santos, Danielle
Fonte: Correio Braziliense, 06/02/2010, Brasil, p. 15

Dos 47,9 mil postos ofertados em instituições de ensino superior para os alunos que prestaram o Enem, sobraram apenas 233

Maria Paula: o número de vagas pode crescer, porque alguns estudantes desistem da matrícula

Das 47,9 mil vagas oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelas 51 instituições de ensino cadastradas no sistema do Ministério da Educação (MEC), sobraram apenas 233 vagas para os alunos que prestaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A informação foi divulgada ontem pela secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci. Ela afirma que o saldo de vagas remanescentes para a segunda etapa ¿ que pode crescer devido a desistências ¿ só será divulgado entre 15 e 20 de fevereiro, logo após a efetivação das matrículas nas instituições. O resultado está previsto para o dia 22 do mesmo mês. As matrículas nos cursos devem ser feitas no período de 23 a 26 de fevereiro. ¿A expectativa é quanto àquelas vagas que sobram para o casos daqueles alunos que tenham passado em outros vestibulares e que deixam de efetivar a matrícula¿, diz.

O Sistema registrou uma média diária de 158 mil inscritos na primeira etapa. Ao todo, foram 793,9 mil inscrições. A secretária minimizou os problemas ocorridos no primeiro dia e disse que o MEC se prontificou a atender as reclamações feitas pela internet e pelo atendimento por telefone. ¿Não houve prejuízo. Prova disso é que houve queda na inscrição nos últimos dias. A informação é que todos os alunos que quiseram se inscrever conseguiram¿, afirma.

O resultado da primeira etapa do Sisu pode ser acessado no site MEC, no qual o candidato seleciona o estado, a instituição, o câmpus e o curso. Lá, serão informados os nomes de jovens selecionados para se matricular nos 974 cursos oferecidos por 51 universidades e institutos federais cadastrados no sistema. Com a senha em mãos, os participantes inscritos no Sisu terão informações exclusivas, como a confirmação de que foram aprovados ou não, a nota de corte do curso, a nota pessoal e seu ranking dentro dos aprovados.

Novos centros Maria Paula anunciou também o interesse de novas instituições federais que querem fazer parte da seleção unificada no próximo processo. É o caso da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O MEC não incluirá as universidades na segunda e terceira etapas, mas estuda a possibilidade de um novo processo de seleção para o ingresso de estudantes em algumas instituições de ensino em abril. O sistema permite, por exemplo, que os alunos possam escolher as instituições de ensino de acordo com a nota de corte para o curso escolhido. Essa opção facilitou a migração dos candidatos. ¿Os alunos é que ganharam o Brasil com o sistema. Eles perceberam que podem escolher outros lugares que não os deles¿, afirma.

O número 793,9 mil Número de inscrições registrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC