Título: Chineses pedem redução de preços à Vale
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 17/10/2008, Empresas, p. B7

As usinas chinesas estão pedin­do à Companhia Vale do Rio Doce que reduza os preços dos contra­tos anuais de minério de ferro, em vez de elevá-los pela segunda vez este ano, já que elas estão reduzindo sua produção, disse a As­sociação Chinesa de Ferro e Aço.

"Algumas usinas querem rene­gociar os preços com a Vale", disse Shan Shanghua, secretário-geral da associação, por telefone a partir de Pequim. A Vale tinha fixado os preços para 2008 com as siderúrgi­cas chinesas em fevereiro. "As usi­nas não estão pedindo à outras fornecedoras de longo prazo de mi­nério que reduzam os preços."

A Vale, a maior exportadora mundial de minério de ferro, quer aumentar os preços cobra­dos das usinas asiáticas para equipará-los aos pagos pelas si­derúrgicas européias, num mo­mento em que a crise do crédito desacelera a expansão mundial Os preços do minério de ferro no mercado à vista, importado pela China, o maior comprador mundial do produto, despenca­ram 20% na semana passada, sua maior retração desde pelo me­nos 2006, com a redução da pro­dução siderúrgica.

Os clientes asiáticos pagam de 11% a 11,5% menos que os clientes europeus, disse a Vale no dia 9 de setembro. A empresa está tentan­do aumentar os preços, para equi­parar aos cobrados por suas con­correntes Rio Tinto e BHP Billiton, respectivamente a segunda e ter­ceira maiores produtoras mun­diais. Embora tenham sido assina­dos contratos de longo prazo com as usinas chinesas, as partes negociam preços todos os anos.

As siderúrgicas chinesas já estão reduzindo a demanda por minério de ferro e pedindo às mineradoras que adiem as entregas devido ao aperto do crédito, disse a produto­ra de aço australiana Mt Gibson Iron, no início deste mês.