Título: Bolsas mundiais têm primeira semana de alta
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/10/2008, Finanças, p. C2

As bolsas mundiais tiveram uma semana de altas, depois das fortes perdas provocadas pelo agravamento da crise financeira. No pregão de sexta-feira, as bolsas européias e asiáticas subiram. Já os principais índices de ações norte-americanos caíram, mas os acumulados na semana foram positivos e o índice Dow conseguiu quebrar uma sequência desastrosa de três quedas semanais consecutivas com a melhor semana em 5 anos e meio.

O índice Dow Jones, principal índice da Bolsa de Valores de Nova York, recuou 1,41%, para 8.852 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,37%, para 1.711 pontos. O índice Standard & Poor´s 500 teve desvalorização de 0,62%, para 940 pontos.

Na semana, o Dow subiu 4,75%, enquanto o S&P 500 avançou 4,6%, fechando sua melhor semana desde fevereiro. O Nasdaq teve alta de 4,1% na semana, o melhor resultado desde o início de agosto.

A semana foi marcada por extrema volatilidade, com as ações oscilando fortemente. Na sexta-feira, uma forte recuperação no final da tarde foi apagada na última hora de negócios à medida que as incertezas dominaram o cenário antes do fim de semana.

A Caterpillar e a United Technologies derrubaram o Dow Jones após um relatório mostrando que as construções de novas moradias recuaram para o menor patamar em 17 anos e meio aumentos os temores de recessões. Já os papéis de varejistas como a Wal-Mart caíram depois de um relatório sobre a confiança do consumidor da "Reuters" e da Universidade de Michigan mostrar a pior queda mensal já registrada em outubro.

Na Europa, as bolsas fecharam em alta após uma semana de forte volatilidade, na qual o pacote de resgate para o setor financeiro gerou, inicialmente, otimismo e confiança, mas não conseguiu dissipar o temor de uma recessão.

No último pregão da semana passada, a Bolsa de Londres subiu 5,22% e a de Frankfurt teve ganho de 3,43%. Já a Bolsa de Paris teve alta de 4,68%. Na semana, o mercado inglês acumulou valorização de 3,33% e o alemão subiu 5,22%, enquanto Paris acumulou alta de 4,83%.