Título: BC mantém vigilância, diz Meirelles
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/10/2008, Finanças, p. C2
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou ontem, no Chile, que a instituição está "monitorando cuidadosamente" o repasse do dinheiro liberado dos depósitos compulsório dos bancos de maior porte para os pequenos. Segundo ele, o BC tomará "todas as medidas necessárias para preservar a integridade do sistema". "Boa parte do compulsório só é liberado à medida em que haja a concessão de créditos"´, afirmou. "Por exemplo, no caso da concessão de créditos para bancos médios e pequenos, para que esses bancos possam continuar emprestando."
Meirelles participou de uma reunião informal entre os presidentes dos bancos centrais das maiores economias da América Latina. O objetivo da reunião era trocar informações sobre os efeitos da crise e as diferentes medidas adotadas pelos países para amenizar os seus efeitos.
Ainda sobre o problema da liberação de crédito, Meirelles também ressaltou que, nas linhas de empréstimo com garantia em moeda estrangeira, "os bancos são obrigados a usar esses recursos para conceder créditos diretamente, não podem usá-los para qualquer outra finalidade". Hoje, Meirelles e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reúnem-se com o presidente Lula em São Paulo para discutir a crise financeira internacional.