Título: JMalucelli negocia crédito de carbono
Autor: Lima, Marli
Fonte: Valor Econômico, 20/10/2008, Empresas, p. B8

O grupo paranaense JMalucelli, que possui 44 empresas de diversas áreas, fez uma sociedade com a multinacional Carbon Management Consulting e criou a JMalucelli & CMC Ambiental. O objetivo foi unir a experiência que o grupo tem em construção, energia, financiamento e seguro com o conhecimento que a parceira possui no desenvolvimento de projetos voltados à redução de gases que causam o efeito estufa e o registro deles nos órgãos internacionais vinculados ao protocolo de Kyoto, para obtenção de certificado de emissão reduzida (ou crédito de carbono).

O presidente da empresa, Alexandre Malucelli, contou que o grupo sempre esteve perto do segmento ambiental e queria participar dele, mas faltava conhecimento. "Acreditamos que o mercado de crédito de carbono pode ser monstruoso no futuro", disse. "A CMC tem o know-how e nós temos os clientes", completou, sobre o apoio que outras empresas do grupo. O Paraná Banco poderá financiar os projetos, a JMalucelli Construtora executá-los e a JMalucelli Energia entrar como sócia em pequenas centrais hidrelétricas ou aterros sanitários, por exemplo.

A idéia é oferecer serviço completo. Por isso, Alexandre adiantou que está desenvolvendo, em conjunto com a JMalucelli Seguradora, um produto que ainda não existe no mercado: um seguro de entrega de crédito de carbono. Líder em seguro garantia no país, a empresa irá analisar os riscos ligados à implementação dos projetos e a JMalucelli & CMC fará o quadro de redução de emissões e avaliação da viabilidade financeira. Os projetos são de longo prazo e a remuneração da nova empresa poderá ser feita em dinheiro e em crédito de carbono. "Vamos fazer uma carteira de recebíveis de crédito de carbono", contou Alexandre. Segundo ele, o faturamento da empresa esperado para 2009 é de R$ 13 milhões.

"Iremos oferecer nossos serviços para o mercado em geral", disse o diretor Eduardo Covas, que representa a CMC no Brasil. Segundo ele, a CMC até agora "teve 100% de êxito" no registro de projetos na Organização das Nações Unidas (ONU). Covas explicou que cada tonelada de CO2 que deixa de ser emitida equivale a um crédito de carbono, que é negociado atualmente por cerca de ? 20. A venda é válida para projetos novos, porque as empresas mostram que precisam receber os créditos para levar os projetos adiante. Em cinco anos a JMalucelli & CMC planeja registrar 11,2 milhões de créditos.