Título: Câmara convoca Mantega e Meirelles
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 21/10/2008, Finanças, p. C2

O ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, participam hoje de uma Comissão Geral na Câmara para discutir a crise financeira internacional e debater dois projetos considerados estratégicos pelo governo: a MP 442, batizada de Proer do Lula e o Fundo Soberano. As duas medidas serão votadas na semana que vem, logo após o segundo turno das eleições.

Os partidos políticos poderão levar convidados para sabatinar os integrantes da equipe econômica. O PSDB levará o ex-diretor do BC, Ilan Goldfarb. Já o DEM convidou o economista Felipe Ohana, que trabalha na liderança do partido na Casa.

Proposta inicialmente pelo líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), como uma forma de aproximar o Congresso do debate envolvendo a crise internacional, a Comissão Geral deve se transformar em um embate entre governo e oposição. Na semana passada, o DEM divulgou um "agenda anti-crise", com propostas que incluem até a autonomia do BC. Ontem, o PSDB divulgou uma nota dura cobrando responsabilidade do governo nesse momento.

O ex-ministro da Fazenda no governo Fernando Henrique Cardoso, Pedro Malan, reforçou a urgência de o governo deixar de lado "discursos de palanque e as bravatas" e revisar o Orçamento de 2009 e as suas metas fiscais para o próximo triênio.

O próprio Fernando Henrique disse que ao deixar de fazer a lição de casa, os déficits das transações correntes do país e das contas públicas tendem a crescer, ameaçando o controle da inflação.

PSDB e DEM querem passar a imagem de que o Executivo está escondendo os reais efeitos da crise econômica no país. O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), disse que Lula ficou os últimos cinco dias úteis em viagens desnecessárias por Espanha, Índia e Moçambique.

Tucanos e Democratas também pretendem, embora saibam que politicamente a tarefa seja inglória - a base governista tem ampla maioria na Casa - derrubar o Fundo Soberano apresentado pelo governo. "Isso é uma piada de mau gosto contada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que conseguiu convencer o presidente sobre ela", declarou Aleluia. Ele afirma que a única pessoa que ainda mantém um certo bom senso na equipe econômica é o presidente do BC, Henrique Meirelles. "É o que menos fala besteira."

O ministro Mantega também será o convidado, na próxima semana, para tirar as dúvidas do PMDB da Câmara sobre o Fundo Soberano. (PTL)