Título: Lula promete a manutenção do crédito
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 21/10/2008, Finanças, p. C2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, durante seu programa de rádio semanal Café com o Presidente, que o governo brasileiro vai tomar as medidas necessárias para assegurar a manutenção do crédito no país, tanto para empresas quanto para as pessoas físicas. "Vamos ficar olhando como está a questão para ficar incentivando e colocando mais recursos, facilitando para que as pessoas tenham acesso ao crédito no Brasil", disse o presidente.

Do ponto de vista empresarial, Lula disse que o governo está "cuidando da liquidez dos bancos brasileiros e estamos cuidando de ajudar os setores que mais necessitam, como a agricultura e a construção civil". Lula disse ainda que tem conversado diariamente com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com outros presidentes e empresários como uma forma de "manter a antena ligada".

Para o presidente, apesar de esta ser uma crise "apenas dos países ricos", ela pode atingir os BRIC (Brasil, Índia, China e Rússia), os países do G-20 e os mais pobres, "na medida em que houver recessão na Europa e nos Estados Unidos". Após viagem à Índia, na semana passada, onde participou da reunião do IBAS - grupo formado por Brasil, Índia e África do Sul-, o presidente voltou a defender que a conclusão do acordo da Rodada Doha seria benéfica não apenas para os países mais pobres.

"Para que a gente possa apresentar ao mundo alguma coisa positiva, alguma coisa que devolvesse o otimismo à humanidade. Eu senti que há grandes possibilidades, depois das eleições americanas, de nós conseguirmos concluir a rodada Doha", disse o presidente.

Lula já havia dito, após mais um fracasso nas negociações comerciais, que o acordo emperrou porque tanto Índia quanto os Estados Unidos estavam em processo eleitoral.