Título: Produção da indústria subiu 9,5% em setembro, diz Ipea
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2008, Brasil, p. A4

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acredita que a produção industrial brasileira tenha crescido 9,5% em setembro, na comparação com igual mês do ano anterior. Na série com ajuste sazonal, a projeção do Ipea é para um avanço de 1,4% em relação a agosto. O resultado oficial será divulgado no dia 4 de novembro pelo IBGE.

De acordo com o Ipea, apesar da acomodação demonstrada em agosto, o desempenho da indústria continua positivo, com variação de 6% entre janeiro e agosto. Segundo o instituto, a dinâmica da expansão na série dessazonalizada tem sido marcada pela influência dos efeitos do calendário.

"Assim sendo, desde o início do ano as taxas de crescimento têm apresentado grande volatilidade, mostrando-se bastante sensíveis à variação do número de dias úteis em cada mês. Este fator explica, em grande parte, tanto a queda ocorrida em agosto quanto a recuperação prevista para setembro", diz a nota divulgada pelo Ipea.

Apesar da previsão de recuperação para setembro, o Ipea ressalta que o balanço de riscos até o fim do ano aponta para uma desaceleração do ritmo de crescimento da indústria, com base no aperto monetário iniciado em abril e na piora da crise internacional.