Título: Petistas lideram intenções de votos no interior do Estado
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2008, Política, p. A9

Em contraste com o que acontece na capital, o PT é favorito para derrotar os aliados do governador paulista José Serra nas seis cidades do interior do Estado onde haverá segundo turno. Somadas, representam 8% do eleitorado do Estado. Em três dos quatro municípios da região metropolitana paulista, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Mauá, os candidatos petistas aparecem com ampla maioria. A região concentra boa parte do PIB no interior. São Bernardo é o terceiro maior orçamento municipal de São Paulo. Guarulhos o quarto e Santo André o quinto.

Em Santo André, a diferença entre o candidato do PT, Vanderlei Siraque, e o petebista Aidan Ravin é de sete pontos percentuais, dentro da margem de erro da única pesquisa disponível. Siraque obteve 45% e Ravin, 38%. No primeiro turno, a diferença entre os dois foi de 27 pontos percentuais. O petista ficou com 48,9% dos votos e o petebista com 21,7%.

Em São Bernardo do Campo, cidade onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PSDB nacionalizaram a disputa, o ex-ministro petista Luiz Marinho tem 51% das intenções de voto e o tucano Orlando Morando, 34%. Marinho contou, durante sua campanha, com a presença por três vezes do presidente Lula e de diversos ministros. Já no palanque de Morando foram vistos o governador José Serra, por duas vezes, o presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra, o prefeito e candidato à reeleição em São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o candidato derrotado Geraldo Alckmin e o prefeito da cidade, William Dib (PSB). Os dirigentes tucanos não conseguiram reverter a desvantagem do candidato do partido, que no primeiro turno teve 37,55% dos votos válidos, contra 48,27% de Marinho.

No segundo município mais populoso do Estado, Guarulhos, o candidato Sebastião Almeida (PT) começou o segundo turno à frente de seu adversário do PSDB, o empresário Carlos Roberto de Campos, e manteve a liderança. O petista está com 50,4% das intenções de voto e o tucano, 29,1%. Almeida conta com o apoio do atual prefeito, Elói Pietá, que está em seu segundo mandato e que sob sua gestão recebeu fortes investimentos do governo federal, como uma universidade pública.

Mauá, a cidade com o maior número proporcional de petistas no país, confirma a tradição e coloca à frente Oswaldo Dias, do PT, com 52% dos votos e Chiquinho do Zaira, do PSB, com 33%.

No interior paulista, em São José do Rio Preto, cidade com 276,9 mil eleitores, o petista João Paulo Rillo tem 47% das intenções de voto e o candidato do PSB, Valdomiro Lopes Júnior, 39%, segundo a última pesquisa eleitoral divulgada. É uma virada em relação ao resultado do primeiro turno, quando Valdomiro ficou com 40% do total e Rillo com 28%.

Em Bauru, com 233,6 mil eleitores, o PT indicou a vice do candidato Rodrigo Agostinho, do PMDB, que aparece à frente, com 48% dos votos. Caio Coube, antes do PSDB, antes favorito, tem 40%. A situação é inversa em relação ao resultado do primeiro turno, quando o tucano terminou à frente, com 40,39% dos votos válidos, e o pemedebista teve 32,25%. Tanto em Bauru quanto em São José do Rio Preto, colaborou para a ocorrência de viradas o fato de o atual prefeito não ser candidato à reeleição.

Caso estes resultados se confirmem, o PSDB terá se enfraquecido no balanço das grandes cidades paulistas. O partido venceu com facilidade nas cidades que já dominava, como São José dos Campos, Jundiaí, Sorocaba e Piracicaba, mas não conseguiu fazer novas conquistas e perdeu a eleição no primeiro turno em Ribeirão Preto para o DEM e em Taubaté para o PMDB. Cedeu para este partido ainda, sem disputa, a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Já o PT terá conseguido avançar, caso vença em São Bernardo do Campo, Mauá e Bauru, cidades que não governava anteriormente, e mantenha Santo André (CF e CA)