Título: TSE prevê que resultados sejam divulgados às 20 horas
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2008, Política, p. A13

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera um processo de votação mais rápido neste domingo e, com isso, o resultado do segundo turno das eleições deverá ser conhecido três horas após o encerramento das urnas. Como a votação será encerrada às 17h de domingo, o TSE prevê que os eleitores vão saber o nome dos prefeitos eleitos às 20h.

A votação será mais rápida porque cada eleitor terá de apertar apenas três teclas: duas para o partido do prefeito e uma terceira para confirmar o voto. Assim, o tempo médio de votação deverá ser de 20 segundos por eleitor. No primeiro turno, foram nove teclas, pois houve também o voto para vereador. O tempo médio foi de 30 segundos.

Já a totalização dos votos deverá ser mais ágil porque há menos candidatos. No primeiro turno foram eleitos 5.532 prefeitos e 52.128 vereadores. No segundo serão eleitos 31 prefeitos e 9 vereadores. Houve a necessidade de segundo turno em 30 cidades com mais de 200 mil eleitores, além do município de Benedito Leite, no Maranhão, onde manifestantes levaram à anulação das eleições em 5 de outubro e o TSE marcou nova votação para domingo.

No primeiro turno, o TSE estimou que o resultado seria conhecido até as 22h. No entanto, houve problemas em São Paulo, onde o Tribunal Regional Eleitoral planejou um sistema com velocidade superior e, ao final, não deu conta de processar todos os dados que recebeu.

Isso levou à suspensão da divulgação por meia hora, o que gerou um atraso geral na consolidação dos votos, afetando outras cidades do Brasil. Os resultados em São Paulo só saíram por volta da meia-noite de domingo. Já o resultado final, com 100% dos votos, foi conhecido às 13h19 da segunda-feira posterior ao primeiro turno.