Título: PE antecipa salários e 13º de servidores
Autor: Mandl, Carolina
Fonte: Valor Econômico, 28/10/2008, Brasil, p. A2

O governo de Pernambuco decidiu antecipar o pagamento dos salários de novembro e dezembro e o 13º salário dos funcionários públicos do Estado, o que representa uma despesa de cerca de R$ 1,5 bilhão. O 13º será pago de forma integral entre os dias 10 e 14 de novembro. Os salários de novembro e dezembro serão depositados entre os dias 24 e 28 dos próximos dois meses.

De acordo com o governador Eduardo Campos (PSB), a medida tem como um dos objetivos injetar recursos na economia para retardar a chegada dos reflexos da crise nos mercados financeiros. "É um gesto para a economia pernambucana, uma forma de se chegar ao fim do ano sentindo o mínimo possível os impactos externos", afirmou. Ao colocar o dinheiro na economia de forma antecipada, a demanda por produtos e serviços também é criada antes.

Para estimular a atividade industrial, o governo pernambucano também avalia ampliar os incentivos às indústrias têxteis e calçadistas, fortes empregadoras. O governador nega, entretanto, que a administração já esteja sentindo algum solavanco na economia do Estado. Levantamento preliminar de outubro do ICMS indicava que até dia 22 Pernambuco vinha cumprindo a meta de crescimento de 16% na arrecadação ante igual mês do ano passado.