Título: Varejo e indústria na UE têm resultados ruins
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/11/2008, Internacional, p. A13

A economia da Europa se defrontou ontem como novos dados ruins de varejo e indústria, dando sinais de que o declínio das vendas e da atividade deve prejudicar ainda mais o desempenho da região.

As vendas no varejo da zona do euro cederam 0,2% em setembro após elevação de 0,3% um mês antes. Na União Européia, houve queda de 0,1%, seguindo alta de 0,4% em setembro. Pelo levantamento da agência de estatísticas Eurostat, o ramo alimentos, bebidas e tabaco ficou inalterado em ambas regiões. O setor não-alimentício diminuiu 0,3% na área do euro e caiu 0,2% no bloco europeu.

Em setembro deste ano perante mesmo mês de 2007, as vendas no varejo declinaram 1,6% na zona do euro e 0,4% na União Européia.

Já a produção industrial britânica caiu pelo sétimo mês consecutivo, acumulando a maior série de quedas de quase 30 anos. A produção industrial no Reino Unido caiu 0,8% no mês de setembro, o que representa a maior queda desde fevereiro de 2007, anunciou o Departamento de Estatística.

Na Alemanha, o gabinete da premiê Angela Merkel aprovou o pacote de estímulo de 23 bilhões de euros que já tinha anunciado para ajudar a maior economia européia e o maior exportador mundial a evitar os piores efeitos da desaceleração econômica.

Merkel destacou que as medidas a serem adotadas para enfrentar a crise serão "específicas". Berlim critica as propostas do presidente francês Nicolas Sarkozy por promoverem intervenções estatais maciças.

O pacote é relativamente pequeno, e está centrado em cortes de impostos, empréstimos para empresas garantidos pelo Estado e projetos de infra-estrutura para estimular a atividade econômica antes da esperada recuperação de 2010.