Título: Licença ambiental para obras da usina de Jirau sai hoje, afirma Lobão
Autor: Galvão , Arnaldo
Fonte: Valor Econômico, 12/11/2008, Brasil, p. A4
A licença ambiental provisória do projeto da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (Rondônia), deve ser anunciada hoje pelo Ibama. A informação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas não foi confirmada pelo instituto e pelo Ministério do Meio Ambiente. Lobão falou em seminário do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a nova matriz energética brasileira. Está chegando a época das chuvas e esgota-se o tempo para o início das obras de Jirau, mas Lobão disse confiar no compromisso do consórcio contratado para trabalhar em três turnos, 24 horas por dia, o que evitaria atrasos na programação inicial.
A hidrelétrica de Jirau terá 3,3 mil megawatts de capacidade instalada e deverá gerar energia a partir de 2013. O custo da obra foi estimado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em R$ 8,7 bilhões. O consórcio vencedor, Energia Sustentável do Brasil, é formado pela Suez Energy South America (50,1%), Camargo Corrêa (9,9%), Eletrosul (20%) e Chesf (20%).
Sobre a nova regulação da exploração do petróleo, o ministro afirmou que a comissão interministerial encarregada do assunto vai concluir seu relatório este mês. Ele garantiu que todos os contratos já assinados serão respeitados e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após amplas consultas, deve anunciar uma decisão em 15 a 20 dias. "Até o fim do ano, tudo estará resolvido", disse.
O ministro disse que não há risco de falta de energia no país. A crise do "apagão", em 2001, segundo ele, foi provocada, principalmente, por problemas na transmissão de energia, quadro já superado.