Título: Brasil Telecom e Oi avaliam negócios para expandir-se na América Latina
Autor: Moreira, Talita
Fonte: Valor Econômico, 13/11/2008, Empresas, p. B3

A compra da Brasil Telecom (BrT) pela Oi (ex-Telemar) ainda depende de alguns passos para ser concluída, mas, em separado, as duas operadoras já buscam oportunidades de expansão na América Latina.

A BrT analisa a possibilidade de disputar a compra da operadora colombiana Empresa de Telecomunicaciones de Bogotá (ETB). A informação, publicada no jornal "La Republica", da Colômbia, foi confirmada ao Valor por fonte próxima às empresas brasileiras.

A Oi, por sua vez, estuda a construção de infra-estrutura de fibra óptica para ligar a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén, na fronteira com o Brasil, a Boa Vista (RR) - que hoje só é atendida por telecomunicações via satélite.

A criação de uma operadora brasileira forte, com capacidade para investir fora do país, é um dos argumentos apresentados pela Oi para justificar o interesse na compra da BrT. América Latina e África foram apontados como focos de possíveis aquisições.

A compra da ETB, operadora controlada pela prefeitura de Bogotá, anteciparia um passo nessa direção. No fim de agosto, o conselho de administração da Brasil Telecom aprovou a criação de uma subsidiária na Colômbia.

A BrT é dona de um "backbone" de longa distância (infra-estrutura central de uma rede de telecomunicações) que chega até a Venezuela por meio de cabos submarinos. Além disso, tem um acordo comercial com a operadora venezuelana Cantv que lhe permite utilizar a rede desta empresa para chegar até a Colômbia.

A infra-estrutura que a Oi estuda construir entre Boa Vista e Santa Elena seria estendida até Caracas por meio da Cantv e lá encontraria o backbone da BrT. O projeto foi discutido em meados deste ano, no âmbito de um acordo de cooperação entre Brasil e Venezuela no setor de telecomunicações.

Por enquanto, a ETB não está oficialmente à venda. A prefeitura de Bogotá contratou o Santander para analisar algumas hipóteses para o futuro da operadora - a venda do controle ou de participação minoritária é uma delas. Segundo o jornal colombiano, a BT (ex-British Telecom), a Cantv e a Brasil Telecom manifestaram interesse em ter acesso a informações mais detalhadas sobre a empresa.