Título: Europa voltará a comprar carne bovina do MS
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/11/2008, Agronegócios, p. B13

O Ministério da Agricultura informou ontem que a União Européia oficializou a medida que permitirá ao Mato Grosso do Sul voltar a exportar carne bovina in natura ao bloco. Segundo comunicado do ministério, a partir de 1º de dezembro próximo, bovinos de Mato Grosso do Sul e de todo o Estado de Minas Gerais e Mato Grosso poderão ser abatidos para exportação à UE.

Ainda conforme o ministério, a habilitação dessas áreas pela UE representa aproximadamente 40 milhões de bovinos adicionais que poderão ter como destino o mercado europeu, desde que sejam procedentes de Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras).

Com a medida, pode crescer o número de propriedades certificadas para fornecer animais para exportação de carne in natura para a UE. Hoje são 608 propriedades, localizadas no Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

A decisão tomada em outubro pela UE habilita as regiões norte e sul do Mato Grosso, 287 municípios mineiros e o Mato Grosso do Sul, com exceção de faixa de vigilância de 15 km no território brasileiro ao longo da fronteira com o Paraguai, segundo o ministério.