Título: Grupo Iuni planeja investir R$ 58 milhões em sete aquisições
Autor: Koike, Beth
Fonte: Valor Econômico, 01/12/2008, Empresas, p. B5

Posicionado como o nono maior grupo de ensino superior do país com forte presença no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Iuni Educacional vai fincar ainda mais seu pé nessas três regiões no próximo ano. Mesmo com a possibilidade de a crise econômica se acirrar em 2009, a instituição de ensino mato-grossense informou que investirá R$ 58 milhões para aquisição de sete faculdades, sendo duas delas já nos seis primeiros meses do ano e as outras cinco no segundo semestre de 2009. Ed Viggiani / Valor

Rodrigo Galindo, do Iuni: com as compras previstas para 2009, a receita líquida deve crescer para R$ 380 milhões

"Os recursos para essas compras são do nosso caixa e de financiamentos de bancos comerciais. Já há duas faculdades no Nordeste e Centro-Oeste em fase de 'due diligence'", diz Rodrigo Galindo, presidente e filho do fundador do grupo Iuni. Essas duas faculdades, cujos nomes ele não revela, devem demandar recursos de cerca de R$ 20 milhões.

O foco da família Galindo são as faculdades de pequeno porte, com até 2 mil alunos localizadas nessas regiões do país. "A taxa de crescimento das faculdades no Brasil é de 6,3%. Já no Norte, Nordeste e Centro-Oeste esse índice salta para 10,4%. A demanda reprimida nesses locais é maior do que em São Paulo, onde todo mundo quer estar" , explica o empresário.

Atualmente, o grupo detém 19 instituições de ensino e 53,5 mil alunos. Com as sete aquisições previstas, o grupo Iuni pretende acrescentar mais 15,5 mil alunos ao seu portfólio e encerrar 2009 com uma receita líquida de R$ 380 milhões, o que representa R$ 100 milhões a mais em relação ao desempenho deste ano.

Em 2008, o Iuni mostrou grande apetite ao adquirir nove faculdades com recursos que somaram R$ 60 milhões. Desse montante, 35% veio do caixa próprio do grupo fundado há 20 anos e o restante de empréstimos bancários de longo prazo, segundo Galindo.

A estratégia de crescimento do Iuni parece caminhar no mesmo sentido do cenário projetado pela consultoria Hoper, especializada em educação. "É provável que no ano de 2009 ainda ocorram muitas aquisições, mas de pequenas e médias instituições de ensino", observa Ryon Braga, sócio da Hoper.

Nos últimos 12 meses, foram fechados 72 negócios de compra e venda de instituições brasileiras de ensino. "Os 20 maiores grupos educacionais do país detém aproximadamente 30% dos alunos matriculados. Há cinco anos, esses mesmos 20 grupos detinham apenas 19% do alunado", explica Braga.

Além de atuar fora do eixo Rio-São Paulo, praças cobiçadas pelas instituições de ensino compradoras, o Iuni se diferencia de seus concorrentes por focar seu crescimento em faculdades com aulas presenciais. A maior parte do projeto de expansão das demais faculdades é resultante de aquisições de instituições de ensino à distância.

Também chama atenção o valor das mensalidades cobradas nas faculdades do grupo Iuni, localizadas em praças com menor poder aquisitivo quando comparadas a São Paulo. O tíquete médio é de R$ 551, valor acima do cobrado pelas faculdades que também apostam em escala. Segundo a consultoria Hoper, o valor médio das mensalidades dos cursos de ensino superior no país é de R$ 450.