Título: BC terá reunião mensal com parlamentares
Autor: Izaguirre , Mônica
Fonte: Valor Econômico, 04/12/2008, Finanças, p. C2

O Banco Central passará a fazer reuniões mensais com parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. O acerto foi feito ontem entre o presidente do BC, Henrique Meirelles, e o presidente da comissão, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), durante encontro do qual participaram diversos outros integrantes da CFT, informou ao Valor o deputado Aelton Freitas (PR-MG), um dos que estiveram presentes. Ruy Baron / Valor

Henrique Meirelles: legislação do sistema financeiro requer aperfeiçoamento

A idéia é promover reuniões periódicas de informe aos moldes do que já é feito, todos os meses, com a Receita Federal e o Tesouro Nacional, para subsidiar as decisões da comissão. Nos encontros com o BC, não sendo possível a presença do próprio Meirelles, a autarquia enviará como representante um de seus diretores ou chefes de departamento.

Conforme o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), na reunião de ontem, ficou acertada ainda a formação de um grupo técnico de trabalho, com representantes indicados pelo BC e pela comissão. A missão desse grupo será a de montar uma agenda de possíveis aperfeiçoamentos na legislação relativa ao sistema financeiro nacional e o mercado de capitais. Meirelles não entrou em detalhes, mas, na interpretação dos deputados, admitiu que ainda são necessários aperfeiçoamentos na legislação em vigor. Por outro lado, ele também ressaltou que, sob o ponto de vista regulatório, o Brasil já se mostrou muito mais preparado do que outros países para enfrentar a atual crise.