Título: Sauípe ajusta foco em entretenimento e eventos
Autor: Marli Lima
Fonte: Valor Econômico, 28/02/2005, Empresas &, p. B2

A estratégia da Costa do Sauípe, o maior resort do Brasil, de dar maior força a eventos e entretenimento, será seu carro-chefe nos próximos anos. Pouco mais de um ano da adoção do plano, a empresa pretende se tornar um pólo de entretenimento no litoral norte da Bahia - idéia que está ligada, também, ao anúncio da chegada de grandes empreendimentos à região, como Iberostar, Reserva Imbassaí, do grupo português Reta Atlântico, Tivoli, do também português Grupo Espírito Santo, e do italiano Vila Galé. Somados, seus investimentos ultrapassam R$ 1 bilhão. O retorno do capital investido em Sauípe pela Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, deverá ser completado entre 15 e 20 anos, "a exemplo do que ocorre em outros resorts desse porte no mundo todo", diz o diretor presidente da Sauípe S.A., Alexandre Zubaran. Com o foco em entretenimento, será possível antecipar esse prazo, segundo ele. "Estamos quebrando um paradigma da indústria hoteleira. Não somos mais vendedores de camas", disse Zubaran. Uma das idéias é a da criação de uma empresa especializada em entretenimento, que prestaria serviços tanto aos grupos que estão chegando à região conhecida como Costa dos Coqueiros, onde Sauípe foi construída, quanto a empresas do setor que já operam no Estado. O plano ainda está em fase de gestação, ressalva Marcos Alexandre Silva, diretor de marketing e entretenimento da Sauípe S.A., mas deverá render frutos até o final do ano. Entre 15% e 17% da receita da empresa em 2005, projetada em R$ 171 milhões, serão destinados a divulgação e eventos. Entre os projetos estudados está o de construção de um parque temático. Há espaço disponível para ampliações: o resort ocupa hoje 1,7 milhão de quilômetros quadrados, o que representa 8% de sua área total. A legislação exige que grande parte permaneça como área de proteção ambiental, mas a área ocupada ainda pode crescer para 15%. "Queremos formar parcerias (com os novos grupos que vão chegar à Bahia), mas o entretenimento será o nosso diferencial", diz Silva. Em 2003, ano de mudança da estratégia da empresa, foram realizados na Costa do Sauípe 13 eventos, número que passou a 31 no ano passado e será de 61 em 2005, entre shows e competições esportivas. É um bom negócio para o resort e para quem participa das iniciativas, diz Alexandre Zubaran. O Brasil Open de Tênis, por exemplo, realizado na semana passada, fez lotar todos os 1,6 mil apartamentos do complexo e gerou negócios estimados em US$ 4 milhões. O Banco do Brasil, um dos principais patrocinadores da competição, realizou rodadas de negócios com alguns de seus maiores clientes. Sem revelar valores, o banco disse o retorno do torneio foi do dobro do que investiu. O resort fica a 75 quilômetros de Salvador, mas, no início, não vinculou sua imagem à da Bahia. "Sauípe estava na Bahia, mas não se sentia parte dela", diz um empresário do setor. Isso fez com que a presença de baianos no empreendimento sempre fosse ínfima. Hoje, o público da região metropolitana de Salvador chega a representar até 50% da lotação de alguns eventos realizados no local.