Título: Sarney deverá contar com os votos de senadores do DEM
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 15/01/2009, Política, p. A6

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), sinalizou ontem que seu partido deve apoiar a candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) à presidência do Senado. Para Maia, a tentativa do atual presidente da Casa, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), de buscar a reeleição é "inconstitucional".

"O nosso partido tem uma posição que é de apoiar o candidato do maior partido do Senado, no caso é o PMDB. Nós respeitamos a proporcionalidade", disse Maia. "Minha opinião é que a candidatura do senador Garibaldi é inconstitucional. Mas nós respeitamos o senador Garibaldi, vamos esperar que ele oficialize a decisão."

A candidatura de Garibaldi é questionada juridicamente porque há vetos na legislação à reeleição de integrantes da Mesa Diretora da Câmara e do Senado na mesma legislatura. Mas o pemedebista alega que tem pareceres jurídicos informando que há brechas na lei que o autoriza a concorrer à presidência.

A sucessão para o comando do Senado envolve uma série de negociações e impasses. Os senadores Garibaldi e Tião Viana (PT-AC) já colocaram suas candidaturas, mas a bancada do PMDB articula o lançamento do nome de Sarney.

A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva converse ainda hoje com Sarney. Interlocutores do PMDB informaram que o partido aguarda que Lula apóie o nome de Sarney, sinalizando que Tião abrirá mão de sua candidatura, e assim seja construída uma chapa consensual para a presidência do Senado.

As eleições para as presidências do Senado e da Câmara ocorrerão no dia 2. Até o fim do mês, deputados e senadores estarão em recesso legislativo. Mas líderes partidários e candidatos aos comandos das duas Casas circulam em Brasília em reuniões e articulações políticas.