Título: IPI menor ajuda na recuperação do mercado
Autor: Olmos , Marli
Fonte: Valor Econômico, 20/01/2009, Empresas, p. B7

A venda de veículos novos melhorou na primeira metade de janeiro, impulsionada pela redução do Imposto sobre Veículos Industrializados (IPI), em vigor desde a última semana de dezembro. O licenciamento de automóveis e comerciais leves registrou 94,5 mil unidades nas duas primeiras semanas do ano, o que representou um avanço de 9,15% na comparação com igual período de dezembro.

Houve uma ligeira queda, de 1,22%, na comparação com o volume da primeira quinzena de janeiro do ano passado. No final de dezembro, o governo reduziu as alíquotas do IPI como forma de promover o reaquecimento do mercado.

Sobretudo os modelos populares recuperaram um pouco da demanda perdida com o aperto no crédito. Vendedores do varejo lembram que com o imposto mais baixo, a diferença de preço no carro com motor 1.0 pode chegar a R$ 2 mil.

Já a venda de caminhões, que não recebeu nenhum incentivo fiscal, continua em baixa. Na primeira metade deste mês, passaram para licenciamento nos órgãos de trânsito 3,2 mil caminhões. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) o volume representa uma queda de 29,97% na comparação com o mesmo período de dezembro e de 20,88% em relação à primeira metade de janeiro de 2008.

A soma de veículos leves e de carga - 98,3 mil unidades - registrou o aumento de 6,5% se comparado com um mês atrás e uma queda de 2,18% em relação à primeira quinzena de janeiro do ano passado.

A venda de motocicletas também continua refletindo a falta de crédito. Nas duas semanas do ano foram comercializadas 67,2 mil unidades. Isso equivale a uma retração de 2,64% em relação a dezembro e de 11,31% na comparação com a primeira metade de igual mês de 2008.