Título: Estatal brasileira amplia exploração na Argentina
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/12/2008, Agronegócios, p. B11
As principais empresas petroleiras da Argentina - Repsol YPF, Petrobras Energia e Pan American Energy - anunciaram na noite de quarta-feira a assinatura de acordos para exploração conjunta de petróleo no mar. No total são três acordos. O primeiro envolve as três empresas e vai explorar dois blocos situados na Bacia Malvinas, a mais de 200 quilômetros da ilha de Terra do Fogo, última província argentina antes do Pólo Sul. Em outro acordo, a Petrobras e a YPF vão juntar esforços para explorar uma área do golfo San Jorge, no limite marítimo entre as províncias de Chubut e Santa Cruz no Sul da Argentina.
Um terceiro acordo envolve a matriz brasileira e a filial argentina da Petrobras com a YPF para realizar "pesquisas exploratórias off shore" em todo o Atlântico Sul, em uma área que vai do paralelo 30º, ao sul da cidade de Porto Alegre, até o paralelo 60º ao sul da Terra do Fogo.
Na sociedade para exploração da área das Malvinas, a YPF e a Pan American dividem a maior parte (67%) do empreendimento e a operacionalização, enquanto a Petrobras fica com 33%. O modelo se repete no acordo para o Golfo de San Jorge, em que YPF detém a participação majoritária de 67%.
Entre os anos 2009 e 2010, as empresas prevêem desembolsar US$ 220 milhões (U$ 100 milhões nas Malvinas e US$ 120 milhões no Golfo San Jorge) para perfurar poços exploratórios a uma profundidade média de 500 metros e 100 metros, respectivamente. O primeiro bloco a ser explorado está a 30 quilômetros da costa da cidade de Comodoro Rivadavia.
A associação para exploração off shore foi anunciada em comunicado distribuído à imprensa, porém nenhum representante das empresas quis fazer comentários sobre os negócios.
"Ambas as companhias vão aportar suas experiências, tecnologia e know-how conseguido nas últimas décadas", afirma o comunicado oficial. Os acordos foram divulgados apenas um dia depois que a petroleira russa Lukoil anunciou a intenção de também explorar petróleo no mar argentino.