Título: Conselho ainda não liberou uso do FAT para carros usados
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Fonte: Valor Econômico, 05/02/2009, Brasil, p. A2
O governo deve anunciar na próxima semana a criação de uma linha de crédito especial para as empresas do segmento de revenda de carros usados e seminovos. A informação foi divulgada pela assessoria do Ministério do Trabalho. Os recursos, R$ 200 milhões, virão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), mas será exigida a garantia de emprego para os trabalhadores das empresas beneficiadas. A proposta, porém, ainda não passou pelo crivo do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). De acordo com o secretário-executivo do Codefat, Luiz Fernando Emediato, já houve conversas sobre o tema, mas a proposta não foi colocada em votação pelos membros do conselho.
Um dos conselheiros do Codefat, que preferiu não ser identificado, disse que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, consultou centrais sindicais, representantes da revendedoras e bancos públicos para saber se aprovariam a proposta, em princípio de R$ 2,5 bilhões para a venda de carros usados e semi-novos, sendo que metade do valor viria de recursos do FAT. Os recursos seriam disponibilizados a uma taxa de juros inferior à adotada hoje nas operações para financiamento de veículos novos (1,55% ao mês). Atualmente, o custo financeiro médio para a compra de carros usados é de 1,8% ao mês. Segundo a fonte, a proposta teve o apoio das centrais sindicais, que defendem a criação da linha para preservação do emprego nas revendedoras, que mantém em torno de 600 mil trabalhadores. Mas não houve consenso entre os bancos públicos porque, em princípio, a linha de crédito seria disponibilizada apenas pelo Banco do Brasil.
Uma fonte do Banco do Brasil confirmou que a área técnica finaliza a formatação da nova linha de crédito, mas que provavelmente o anúncio será feito pelo próprio governo federal, na próxima semana. O conselheiro do Codefat e presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Carlos Alberto Grana, também afirmou que a proposta, mesmo não tendo sido submetida à votação pelo Codefat, deverá ser anunciada pelo governo em poucos dias. Segundo ele, a criação da linha a juros mais baixos para a compra de veículos usados e semi-novos favorece não apenas as 42 mil empresas que atuam no segmento. A medida também contribui para estimular as vendas de autopeças e de carros novos. "Hoje falta crédito para financiamento de veículos usados e essa paralisação também está contribuindo para a redução no ritmo de vendas de veículos novos. Estimular esse setor provoca um efeito em cascata na cadeia automotiva."