Título: Oposição formaliza apoio a Temer na Câmara
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 18/12/2008, Política, p. A8
Um dia depois do lançamento da candidatura do bloco de esquerda à presidência da Câmara, PSDB, DEM e PPS formalizaram apoio a Michel Temer (PMDB-SP) na disputa pelo cargo. Os líderes da oposição tentam conter a dispersão do voto dos deputados entre as candidaturas de Aldo Rebelo (PCdoB), Ciro Nogueira (PP) e Milton Monti (PR).
Ao lado do presidente do DEM e do PSDB e de representantes dos três partidos da oposição, Michel Temer disse ontem que sua candidatura conta com o apoio de dez partidos - PMDB, PT, PSDB, DEM, PPS, PTB, PV, PTdoB, PRB e PHS. Os outros candidatos à presidência da Câmara, entretanto, alegam que Temer tem o apoio de líderes partidários, não de toda a bancada e acreditam que a votação secreta poderá beneficiá-los.
Com o lançamento de três candidaturas em contraposição à de Temer, a eleição para o cargo, que acontecerá em fevereiro, poderá ir ao segundo turno. Segundo o deputado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não está atuando diretamente na campanha.
"Vamos atravessar dois anos turbulentos daqui pra frente e precisamos que a Câmara tenha uma posição muito firme", disse o líder do PPS, Fernando Coruja, sobre a candidatura do pemedebista. Com tom semelhante, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, disse que Temer "tem autoridade para liderar o Legislativo em um momento de crise". "A plataforma de governo dele transcende o interesse específico das bancadas", declarou o líder do DEM, ACM Neto.
Ciro Nogueira, Aldo Rebelo e Milton Monti também lançaram ontem oficialmente suas candidaturas e devem se unir contra a campanha de Temer. Presidente do PMDB, Michel Temer disse que continuará na direção partidária, até março de 2010, mesmo se for eleito presidente da Câmara.