Título: Carne suína de SC mais perto dos EUA
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/01/2009, Agronegócios, p. B11

O governo americano finalizou a análise de risco para a carne suína produzida em Santa Catarina. Esse é o primeiro passo para o produto brasileiro entrar no mercado americano. Com o anúncio, feito ao governo catarinense, os Estados Unidos cumpriram a promessa de concluir o processo ainda sob a gestão George W. Bush.

Segundo Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs (reúne os exportadores de carne suína), depois de concluída a análise de risco - que leva em conta questões sanitárias -, a aprovação da importação de carne suína de Santa Catarina pelos EUA passará por análise econômica pelo Office of Management and Budget (OMB). Depois disso, irá à consulta pública.

Com a mudança de governo nos EUA, a expectativa é de que a avaliação econômica seja feita daqui a dois meses. Segundo Camargo Neto, a expectativa é de que todo o processo esteja encerrado entre setembro e outubro deste ano.

De qualquer forma, a conclusão da análise é positiva já que significa que a carne suína de Santa Catarina foi aprovada pela área de sanidade dos EUA. Segundo a Abipecs, o país tem um potencial de importação anual de 84 mil toneladas de carne suína do Brasil. A aprovação dos EUA poderia abrir caminho para o suíno brasileiro em outros mercados, avalia a Abipecs.

Enquanto o processo com os EUA avança, uma missão das Filipinas que visitaria plantas de aves e suínos do país prevista para esta semana novamente se atrasou. O processo de abertura do mercado das Filipinas se iniciou em 2007.