Título: Presidenciáveis de carona no Galo
Autor: Elói, Ana Cláudia ; Pinheiro, Andrea
Fonte: Correio Braziliense, 14/02/2010, Política, p. 6/7

Carnaval 2010

Dilma e Serra acompanham a passagem do mais tradicional bloco do Nordeste, mas evitam falar de política. Ciro, porém, não perde a oportunidade de ironizar a presença do tucano

Recife ¿ A alegria do Galo da Madrugada serviu de desculpa para que os presidenciáveis presentes à festa em Recife ¿ a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o deputado federal Ciro Gomes (PSB) ¿ evitassem falar sobre política. Dilma e Ciro acompanharam, juntos, o desfile do mais tradicional bloco carnavalesco pernambucano nos camarotes do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife. Embora procurassem desvincular a visita à pré-campanha eleitoral, cada um, a seu estilo, disputou a atenção do eleitor folião.

Dilma e Ciro foram recepcionados pelo governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, e pelo prefeito do Recife, João da Costa (PT). Os governistas se reuniram no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, por volta das 11h, e se dirigiram para o camarote da Prefeitura do Recife em caminhada. O percurso durou cerca de 15 minutos, no qual poucas pessoas reconheceram a ministra e o deputado. As atenções ficaram voltadas para Eduardo. Já no camarote, Dilma e Ciro se renderam ao frevo. Dançaram, acenaram para a multidão e até arriscaram cantar alguns clássicos do carnaval. Vestida com a camiseta do camarote do governo de Pernambuco, a ministra usou um chapéu com detalhes da bandeira do estado.

O governador Eduardo Campos, como anfitrião, evitou misturar carnaval e política. Optou por brincar ao lado dos convidados. O socialista não encontrou Serra. ¿Não é uma visita oficial, o governo sequer foi comunicado. Ele veio participar do carnaval¿, comentou. Apesar do embate entre o PT e o PSB pela manutenção ou não da pré-candidatura de Ciro, o socialista e a ministra demonstraram sintonia. Ambos ressaltaram a amizade entre eles, mas foram firmes na disposição de disputar a sucessão do presidente Lula. Ciro, mais uma vez, disse que não tem pretensões eleitorais em São Paulo e que a sua candidatura é à Presidência. ¿Minha relação com Ciro é especial, mas o momento (durante o desfile do bloco) não é para se discutir política. A cada ano, o carnaval pernambucano está mais grandioso. Por isso, atrai tantos políticos¿, disse a ministra.

Enquanto Dilma foi contida nas declarações sobre articulações políticas, Ciro não perdeu tempo e alfinetou Serra sobre a participação do tucano no carnaval do estado. ¿É importante que o governador venha conhecer o mundo real pelo menos uma vez na vida¿, ironizou. O deputado ainda completou que Serra veio na hora certa, ¿antes tarde do que nunca¿. E, ao comentar a possibilidade de uma aproximação do governador de São Paulo com o povo nordestino, disse: ¿É mais fácil um boi voar do que ele se identificar com o Nordeste¿.

Quando chegou ao Recife pela manhã, ainda no hangar particular em que desembarcou na cidade, Dilma se reuniu com o presidente do PT estadual, Jorge Perez. Ela deixou Recife no início da tarde em direção a Salvador, onde almoçaria com o governador da Bahia, Jaques Wagner. Era também esperada no famoso trio carnavalesco de Gilberto Gil, o Expresso 2222.

Andando com o povo

Recife ¿ Sem se intimidar com a multidão, o governador de São Paulo e presidenciável do PSDB, José Serra, fez questão de testar sua popularidade entre os foliões em pleno desfile do Galo da Madrugada, no Recife. Como um dos convidados VIPs do camarote oficial da agremiação, o tucano surpreendeu a comitiva de políticos que o acompanhava, pedindo para descer e circular em meio ao público. Por volta das 11h15, no auge do desfile, Serra desceu e caminhou por cerca da 20 minutos pela Praça Sérgio Loreto, ponto de grande concentração. De lá saem todos os trios elétricos.

Apesar de declarar que não estava fazendo campanha, mas prestigiando o Galo, todo o trajeto de Serra foi acompanhado por uma equipe de filmagem e um fotógrafo oficial do governo de São Paulo. ¿Não estou aqui para fazer política. Vim como folião. Estive aqui nos anos 1980. O Galo cresceu muito no volume de gente, no entusiasmo e na alegria. Recebi o convite de amigos e tive vontade de conhecer de novo. Se estivesse fazendo campanha, pediria o seu voto¿, disse o tucano, dirigindo-se a uma repórter que o questionou.

Debaixo de um calor de mais de 40 graus, vestindo camisa polo azul e caça de brim, Serra caminhou ao lado dos senadores Jarbas Vasconcelos (PSDB) e Sérgio Guerra (PSDB), além de outros políticos. Durante o percurso, o tucano falou com os foliões, posou para fotos, deu e recebeu abraços, mas quem roubou a cena foi Jarbas Vasconcelos. Ex-governador de Pernambuco, o peemedebista era parado a todo instante para ser cumprimentado pelos foliões.

Após enfrentar a multidão, o tucano disse que adorou o carnaval. ¿Estou feliz com a receptividade do povo. Fiquei feliz de ter vindo aqui e ter ficado olhando, andando entre as pessoas¿, afirmou. Ao ser questionado se não teve medo de circular entre os foliões, já que em vários momentos o empurra-empurra era inevitável, o tucano destacou que não. ¿Não tenho medo de nada que tem a ver com o povo. Achei boa a receptividade. Ótimo de verdade¿, disse. O presidenciável deixou a folia por volta das 12h em direção ao Aeroporto Internacional dos Guararapes para seguir viagem e prestigiar o carnaval da Bahia.

Prisão O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) considerou como equivocada a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em lamentar a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM). ¿Não tem nada que lamentar. Lamentar se não tivesse tido esse desfecho (a prisão). Uma Corte suprema determina a prisão, o cara se entrega, a corte nega habeas corpus. É degradante ver um governador ser preso. Ele foi pego na prática de corrupção, que foi exibida nacionalmente¿, criticou o peemedebista.

Já o senador Marco Maciel (DEM) procurou desvincular o caso Arruda do partido. ¿Ele se desfiliou no mesmo instante, logo após a divulgação (do escândalo). Fizemos um apelo e ele se afastou¿, comentou. (ACE, AP e RR)

"O carnaval pernambucano está mais grandioso. Por isso atrai tantos políticos¿

Dilma Rousseff,Ministra chefe da Casa Civil

"É importante que o governador (de São Paulo) venha conhecer o mundo real pelo menos uma vez na vida¿

Ciro Gomes, Deputado federal

"Não tenho medo de nada que tem a ver com o povo. Achei boa a receptividade. Ótimo de verdade¿

José Serra, Governador de São Paulo