Título: Cooperativas recebem nova benesse do BNDES
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/01/2009, Agronegócios, p. B10

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou ontem à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que os financiamentos para capital de giro dentro da linha "Prodecoop" poderão ser formalizados diretamente em contratos com o banco estatal, sem a necessidade da intermediação de agentes financeiros.

A medida isentaria as cooperativas de comprometer seus limites de crédito com novas operações bancárias, mas ainda exigiria a oferta de garantias reais, como produto em estoques. "Mais isso é ainda o atendimento parcial de um item da nossa pauta", disse o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aprovar nesta quinta-feira a destinação de uma adicional de R$ 700 milhões para financiar recursos de capital de giro para as cooperativas dentro do Prodecoop. O governo já havia liberado outros R$ 300 milhões para as sociedades, mas ainda faltam normativas internas para acelerar a concessão desses financiamentos.

Em reunião com o diretor responsável pelas áreas de Operações Indiretas, Financeira e de Administração do BNDES, Maurício Lemos, os membros da OCB saíram com a garantia de que uma futura linha de financiamento para capitalização das cooperativas via "cotas-partes", ainda em estudo pelo governo, poderá ser operada por cooperativas de crédito ligadas aos sistemas Sicoob e Sicredi.

Hoje, as operações são feitas apenas para associados ao sistema Cresol, de pequenos produtores. "Assim, estamos limitados aos patrimônios líquidos dos bancos", disse Freitas.(MZ)