Título: Lula destaca parceria com pemedebistas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/02/2009, Política, p. A7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a vitória do PMDB na Câmara e no Senado deve ser encarada "com muita naturalidade". Segundo o presidente, o PMDB tem sido "parceiro" do governo desde 2003 e tanto o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), quanto o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), têm a "melhor relação do mundo" com ele.
"Acho que estamos bem representados na Câmara e no Senado", afirmou Lula, depois de entregar casas populares no morro Dona Marta, no Rio de Janeiro.
Lula disse também que o PT ainda não tem "qualquer" candidato à sua sucessão em 2010. Ao ser indagado sobre a possível candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência, Lula minimizou a candidatura. "Por enquanto, a Dilma é ministra e coordenadora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", afirmou.
Temer e Sarney foram eleitos na segunda-feira às presidências da Câmara e no Senado, respectivamente. A última vez que o PMDB comandou as duas Casas legislativas ao mesmo tempo foi no biênio 1991-1992, com o senador Mauro Benevides (CE) e o deputado Ibsen Pinheiro (RS).
Temer foi eleito presidente da Câmara com 304 votos. Sarney venceu a disputa com 49 votos.
Tanto na Câmara quanto no Senado os pemedebistas enfrentaram candidatos da base aliada na eleição. Sarney disputou a presidência com Tião Viana (PT-AC). Na Câmara, Temer enfrentou Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI).
Apesar disso, o presidente minimizou a derrota sofrida pelo seu partido, o PT, ressaltando a parceria com o PMDB: "O PMDB é nosso parceiro de vários anos e o governo se sente bem representado nas duas Casas com os nomes escolhidos". (Com agências noticiosas)