Título: Rezende, do Planejamento, é indicado para a Anatel
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/02/2009, Brasil, p. A2
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o economista João Batista Rezende para o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Rezende é chefe de gabinete do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e está no conselho de administração da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Ele presidiu a Sercomtel - empresa de telefonia fixa que opera no interior do Paraná - entre 2003 e 2006, e foi secretário da Fazenda de Londrina.
A chegada do economista recomporá a diretoria da agência reguladora, desfalcada desde o fim de 2008. Rezende entrará no lugar de Pedro Jaime Ziller, que poderia ter sido reconduzido, mas deixou a Anatel. Ziller foi relator do novo Plano Geral de Outorgas (PGO), que mudou a regulamentação do setor e derrubou a restrição que impedia a compra da Brasil Telecom (BrT) pela Oi. O plano de outorgas sugerido por Ziller previa a separação, em duas empresas distintas, das estruturas de telefonia e de banda larga das operadoras, o que desagradou ao governo.
A indicação de Rezende deverá ser apreciada pela Comissão de Infraestrutura e, em seguida, pelo plenário do Senado. Se aprovada, o economista chegará à agência em meio aos rumores de saída do presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, cujo mandato vai até 2011. Sardenberg já desmentiu publicamente o boato. Nos bastidores, ele teria defendido a indicação do superintendente Jarbas Valente, um dos mais antigos técnicos do órgão regulador.