Título: Consumo de petróleo cresce
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/01/2010, Economia, p. 17

Após recuo causado pela crise, demanda atingirá maior nível desde 2007, puxada pela expansão dos emergentes asiáticos

A demanda global por petróleo vai chegar, este ano, ao maior nível desde 2007, com o aumento do consumo conduzido por um acelerado crescimento das economias emergentes na Ásia, projetou ontem a Agência Internacional de Energia (AIE). O órgão calcula um aumento de 1,4 milhão de barris por dia em 2010. A demanda será então de 86,3 milhões de barris por dia, ainda abaixo dos 86,5 milhões de barris utilizados em 2007, mas 10 mil acima da projeção anterior. ¿A demanda por petróleo na China e Ásia foi revisada para cima em 70 mil barris ante o último mês, o que mais do que compensou uma revisão de 60 mil barris por dia na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)¿, disse David Fyfe, diretor da divisão de indústrias e mercados da AIE.

Segundo Fyfe, até 2011, a expectativa é de que ocorra um novo crescimento, de 1 milhão de barris por dia, ¿mas isso dependerá da recuperação econômica¿. Confirmado o novo acréscimo, a demanda global no ano que vem bateria o recorde registrado em 2007, antes do enfraquecimento do consumo provocado pela crise econômica internacional. As cotações futuras do petróleo saltaram para a máxima de 15 meses perto de US$ 84 o barril no início de janeiro, com as temperaturas baixas em grande parte do hemisfério norte levantando expectativas de uma demanda maior pela commodity, segundo a AIE.

Petrobras Apesar de incorporar pela primeira vez parte da reserva do pré-sal, o volume das reservas provadas da Petrobras por critérios internacionais caiu 1,5% em 2009 em relação ao ano anterior devido à exclusão das reservas na Bolívia. Com base no critério da Society of Petroleum Engineers (SPE), as reservas atingiram 14,865 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em 2009 ante 15,085 bilhões de boe no ano anterior. A queda ocorreu por conta de uma exigência do governo boliviano para excluir do cálculo os campos explorados pela Petrobras naquele país, o que reduziu as reservas internacionais para 696 milhões de boe.

As descobertas do pré-sal(1) da Bacia do Espírito Santo contribuíram com a apropriação de 182 milhões de boe em 2009, mas não foram suficientes para compensar a redução nas reservas internacionais. A estatal acrescentou ainda que ¿as descobertas do pré-sal da Bacia de Santos ainda não contribuíram para o resultado por ainda não terem tido suas declarações de comercialidade submetidas à ANP (Agência Nacional do Petróleo)¿.

Refinaria A Petrobras marcou para ontem o lançamento da pedra fundamental e início das obras da Refinaria Premium I, a ser construída no Maranhão com capacidade para processar 600 mil barris por dia. A unidade será implantada no Município de Bacabeira, a 60 quilômetros do futuro terminal de São Luís, e será uma das quatro novas unidades de refino da empresa no Nordeste. Segundo a empresa, o projeto pretende aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados de combustíveis de alta qualidade.

1 - Contribuição Graças às reservas gigantes em águas profundas que começam a ser exploradas comercialmente pela Petrobras, o Brasil dará a maior contribuição para o crescimento da oferta de petróleo no mundo em 2010, estimou a Agência Internacional de Energia (AIE) em seu relatório mensal. A expectativa é de que a produção do país aumente em 160 mil barris por dia este ano, atingindo 2,7 milhões de barris.