Título: Chávez faz intervenção em empresas de arroz
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/03/2009, Internacional, p. A7

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, determinou uma intervenção militar em todas as fábricas processadoras de arroz do país. O governo venezuelano alega que as empresas do setor estão desrespeitando o congelamento de preços determinado pelo Executivo e estariam deixando de produzir arroz branco.

"Algumas empresas se recusam a seguir as regras do governo", disse Chávez, em cadeia nacional de rádio e televisão. "Ordenei a intervenção para proteger o povo e não a burguesia".

Em 2002 o governo estabeleceu o congelamento dos preços dos produtos da cesta básica - que inclui arroz, massa, óleo e leite - na tentativa de controlar a inflação impulsionada pelos gastos públicos com programas sociais. A inflação venezuelana atingiu 32% no ano passado, a maior no continente. Os preços dos alimentos tiveram um incremento de 47% neste período.

Desde a imposição do congelamento, governo e empresários entram em atrito. Os produtores alegam que a medida afeta a competitividade do setor.

De acordo com o ministro de Agricultura venezuelano, Elias Jaua, as indústrias do setor estariam processando outros tipos de arroz que não o branco, o único afetado pelo tabelamento.

Segundo o jornal "El Nacional", o governo teria também apreendido 16 mil toneladas de arroz da Empresas Polar SA, a maior processadora do cereal do país. Um porta-voz da empresa chamou a apreensão de "ilegal e arbritária", informou o jornal.

O governo afirma que a ocupação das fábricas é de caráter temporário e está prevista na Lei de Soberania Alimentar, mas advertiu de que pode expropriá-las caso elas resistam a continuar produzindo sob as regras federais.