Título: Anac libera voos no aeroporto Santos Dumont
Autor: Campassi, Roberta
Fonte: Valor Econômico, 04/03/2009, Brasil, p. A2

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu ontem eliminar a portaria 187 que limita as operações no Santos Dumont a voos para Congonhas e voos com aviões turboélice de até 50 assentos. Isso significa que o aeroporto central do Rio de Janeiro estará liberado para atender quaisquer tipos de aeronaves e destinos. A decisão da agência contraria o governo carioca, mas atrairá mais operações de empresas aéreas no local.

A Anac informou que convocará uma reunião com todas as companhias aéreas depois que a revogação da 187 for publicada no Diário Oficial, o que deve ocorrer até o fim desta semana. Na reunião, as empresas deverão apresentar seus pedidos para novas operações no Santos Dumont. A partir daí, a Anac definirá como distribuir os voos. O órgão garante que haverá "isonomia, transparência e não discriminação".

O governo do Rio de Janeiro, procurado via assessoria de imprensa, não se pronunciou sobre o assunto. A TAM também se opunha à abertura do Santos Dumont, mas já disse que acatará a liberação e fará novos pedidos de voo.

A novata Azul, aérea que brigou e ganhou na Justiça o direito de voar no aeroporto, aproveitou a preocupação do governo federal com as quatro mil demissões na Embraer para criticar abertamente a oposição do governador do Rio, Sérgio Cabral. "Os aviões 190 da Embraer são perfeitos para aeroportos centrais como o Santos Dumont. E justamente num momento em que o presidente Lula tenta incentivar as vendas da Embraer para empresas brasileiras, o governador do Rio é totalmente contrário à abertura do aeroporto", disse Pedro Janot, presidente da Azul. Esta foi a primeira companhia brasileira a comprar aviões da Embraer. São 78 pedidos no total dos modelos 195 e 190 - este especialmente encomendado para operar no Santos Dumont. Segundo Janot, a Azul pedirá cinco voos diários entre o Santos Dumont e Viracopos, em Campinas (SP).

A Gol não se pronunciou sobre a decisão da Anac. A Trip, aérea regional, disse que pretende ter mais voos diretos entre o Santos Dumont e cidades de baixo e médio fluxo de passageiros. A OceanAir "tem planos concretos para o mercado do Rio de Janeiro" e a Webjet também planeja aumentar suas operações no aeroporto do Rio.