Título: Seguro é setor forte no país, diz Lula
Autor: Exman , Fernando
Fonte: Valor Econômico, 04/03/2009, Finanças, p. C8

Um dia depois do anúncio de um prejuízo recorde pela seguradora norte-americana AIG, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a crise financeira internacional encontrou no Brasil, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, o setor de seguros fortalecido.

Para ele, a regulação do mercado doméstico de seguros, que impede a aplicação financeira pelas companhias seguradoras em derivativos, e o costume dessas empresas de investirem em renda fixa e não em ações contribuíram para a solidez dos negócios.

"O setor de seguros no Brasil pode comemorar os seus avanços e a blindagem dos efeitos perversos da crise internacional", disse Lula em discurso na posse da nova diretoria da Confederação Nacional de Seguros, Resseguros, Previdência Privada Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg).

O presidente destacou que são necessários avanços para que este mercado cresça ainda mais. Ele citou como exemplos o aprimoramento da estrutura da Susep (Superintendência de Seguros Privados).