Título: Deputados devem aprovar prorrogação de CPI
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 10/03/2009, Política, p. A8

Com as denúncias envolvendo o delegado Protógenes Queiroz por supostas escutas ilegais de integrantes do governo federal e da oposição, os deputados devem aprovar hoje a prorrogação da CPI dos Grampos para investigar o caso. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), propôs que a comissão tenha mais 30 dias para investigar as denúncias e defendeu que o plenário vote novas regras para as escutas telefônicas.

A CPI dos Grampos seria encerrada nesta semana, com um relatório de autoria de Nelson Pellegrino (PT-BA) que excluia o indiciamento do delegado Protógenes e da cúpula da Abin. Os deputados da oposição articulam-se para prorrogar por mais dois meses as investigações, a partir das denúncias publicadas pela "Veja" no fim de semana.

Na Câmara, a oposição aproveitou as suspeitas de abuso do delegado - com a investigação da vida privada da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outros - para cobrar do governo federal a punição de Protógenes. "Estranhamente o governo está muito quieto", insinuou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE). "Há um temor de que a investigação fuja ao controle deles", afirmou. Jungmann disse que pedirá acesso aos arquivos da Abin.

A pressão por punição foi endossada pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. "O país e toda a sociedade aguardam uma palavra do governo, da Policia Federal (PF) e do judiciário condenando firmemente, de maneira taxativa, a espionagem institucional organizada pelo delegado PF, Protógenes Queiroz", escreveu em seu blog. "O governo não vai interferir na CPI", rebateu o relator da comissão, Nelson Pellegrino (PT-BA).

Assim que aprovarem a prorrogação da CPI dos Grampos, integrantes da comissão pretendem votar pela convocação do delegado de Polícia Federal Amaro Vieira Ferreira e de Protógenes para prestarem depoimento aos parlamentares.