Título: PF vai cruzar informações
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 16/02/2010, Cidades, p. 24

Material apreendido no sábado será comparado ao coletado na operação de novembro, que revelou a suposta rede de corrupção no GDF

Policial recolhe documentos na Câmara Legislativa, no dia da Operação Caixa de Pandora, em 27 de novembro

A Polícia Federal vai fazer o cruzamento dos documentos obtidos nas buscas e apreensões ocorridas durante a Operação Caixa de Pandora, em 27 de novembro, e no último sábado. No fim de semana de carnaval, agentes da PF vistoriaram salas do Palácio do Buriti e do Buritinga ¿ a sede do Governo do Distrito Federal em Taguatinga ¿ e no Posto do Na Hora, no SIA, além de residências de suspeitos de participar da suposta rede de corrupção envolvendo o Executivo, o Legislativo e empresários da cidade. A partir de quinta-feira, o delegado à frente do caso, Alfredo Junqueira, deverá começar a análise do material recolhido há três dias.

As buscas e apreensões foram determinadas pelo ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável pelo inquérito judicial. Na primeira, realizada no ano passado, durante a Operação Caixa de Pandora, os agentes coletaram documentos, dinheiro e computadores, mesmos itens apreendidos no sábado. A ação da Polícia Federal foi atípica, já que operações dessa natureza não são comuns em fins de semana e nos feriados. Alguns dos alvos eram citados na investigação anterior, mas não tinham sido vasculhados pela PF.

Segundo fontes policiais, o cruzamento entre as duas ações não é tão frequente. Nesse caso, apesar de as buscas terem sido realizadas em datas distintas ¿ uma diferença de 79 dias ¿ os alvos são próximos aos principais investigados na Operação Caixa de Pandora. A PF espera elevar o rol de envolvidos, inclusive com ligações políticas com o GDF. O delegado Alfredo Junqueira não fala sobre as apurações, alegando que o inquérito é da Justiça.

Perícia O Setor de Inteligência da PF deverá receber os últimos resultados dos exames periciais da Operação Caixa de Pandora ainda neste mês. A partir daí, começam os cruzamentos com o material recolhido no sábado. Alfredo Junqueira pediu ao ministro Fernando Gonçalves, há alguns dias, mais tempo para complementar a investigação. Quando encaminhar o relatório das recentes ações policiais, o delegado pode sugerir ao ministro do STJ que todos os inquéritos referentes aos investigados sejam anexados ao da Operação Caixa de Pandora.

Desde que José Roberto Arruda foi preso, na última quinta-feira, o delegado esteve uma vez no Complexo da PF, no Setor Policial Sul, mas não chegou a conversar com o político. Junqueira também não chegou a tomar depoimentos dos outros cinco detidos: Rodrigo Arantes, ex-secretário particular de Arruda; o suplente de deputado distrital Geraldo Naves; Haroaldo Carvalho, ex-diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB); o ex-chefe da Agência de Comunicação do GDF Weligton Moraes; e Antônio Bento, que entregou dinheiro ao jornalista Edson Sombra numa suposta tentativa de suborno que teria sido orquestrada para minimizar provas contra o governador. Todos eles foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória da Papuda, onde ficam em uma ala reservada a presos pela PF.

Primeira-dama leva almoço para Arruda

Mara Puljiz Fotos: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press É a terceira vez que a primeira-dama Flávia Arruda visita o marido na prisão: ela ficou na PF por uma hora

Janelas da sala onde o governador afastado é mantido preso

Uma mulher tentou entregar uma Bíblia para José Roberto Arruda

A partir de amanhã, os advogados de defesa de José Roberto Arruda decidirão qual a melhor estratégia para tentar livrar o cliente da prisão. Segundo o advogado Thiago Bouza ¿ que esteve por volta das 16h de ontem no Complexo da Polícia Federal, onde Arruda é mantido preso ¿, o governador afastado é informado das notícias divulgadas pela imprensa e ¿começa a ficar preocupado com a dinâmica dos acontecimentos¿. Bouza, entretanto, não disse qual o principal tormento de Arruda.

Entre as possíveis preocupações está a recente denúncia de que Arruda teria utilizado policiais civis para espionar promotores do Ministério Público, em uma suposta tentativa de atrapalhar o andamento das investigações referentes ao suposto pagamento de propina a Arruda, Paulo Octávio e deputados da base aliada.

Entre as táticas a serem utilizadas pela defesa, está um possível pedido de reconsideração da decisão ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados ainda podem entrar com pedido de agravo de instrumento (questionamento da prisão).

O advogado Bouza ¿ que deixou a PF por volta das 16h30 ¿ retornou 40 minutos depois para conversar novamente com Arruda. ¿Vim dar uma informação para ele que eu tinha ficado de confirmar¿, afirmou. Nos bancos de trás e da frente do carro dele estavam pilhas de jornais.

Banho de sol Arruda tomou seu primeiro banho de sol no fim da tarde do último domingo, direito de todo preso. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, o governador afastado teria feito uma caminhada durante os 15 minutos reservados ao tempo ao ar livre. Ontem pela manhã, nenhum parente levou café da manhã para ele, mas a assessoria da instituição disse que a entrega foi feita na noite anterior. A primeira-dama Flávia Arruda foi quem levou o almoço de ontem para o marido. Ela entrou na área do Complexo da PF, por volta das 11h30 em um Fox vermelho dirigido por um policial militar e deixou o prédio uma hora depois ¿ estaria chorando ao sair da sala de Estado Maior, onde Arruda passa dias e noites. Flávia não falou com a imprensa. Essa é a terceira visita da primeira-dama.

Enquanto está detido, o governador afastado passa o tempo lendo livros de autoajuda entregues por muitos amigos que tentam visitá-lo todos os dias, mas são impedidos de entrar. No fim da tarde de ontem, uma senhora entregou na portaria uma Bíblia Sagrada. A mulher, que se identificou como Joceli Rodrigues, recomendou que Arruda fizesse a leitura do Salmo 50, versículo 15, que diz: ¿Afasta-me e invoca-me no dia da angústia; e eu te livrarei e tu me glorificarás¿.

Banco de escola Pouco antes do almoço, o ex-diretor do Colégio Estadual João 23, onde Arruda cursou por sete anos durante o ensino fundamental, em Itajubá (MG), também tentou visitá-lo. Afonso Brito chegou por volta das 11h30 com o livro Ira, amor, dever e ciúme, de autoria de Emílio Lopes. ¿Ele fala sobre os quatros gigantes da alma¿, explicou Brito, que, atualmente, é secretário-extraordinário de Educação do GDF, que cuida da proposta de educação integral.

Para Brito, o amigo não tentou subornar o jornalista Edson Sombra para que ele desmentisse as acusações de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais. O secretário acredita que Arruda foi vítima de uma armação e que está sendo injustiçado. Brito, por não ter agendado o encontro, não conseguiu conversar com Arruda. Pouco antes do horário de visitação acabar, o cunhado do governador afastado foi à PF para levar o jantar: Arruda recebeu um sanduíche de peito de peru.

O número 15 minutos Tempo diário de banho de sol a que o governador afastado tem direito

Opinião do internauta

Leitores do Correio comentam a prisão do governador afastado, as visitas da primeira-dama Flávia Arruda e a possibilidade de intervenção federal no Distrito Federal:

Neide Aguiar ¿Vejam só, brasilienses, o Arruda toma banho de sol, exercita-se com acompanhante e ainda recebe visita de médico para medir a pressão. Só me mudando deste país! Ele deveria estar na Papuda.¿

Jayme Junior ¿Que tratamento que o Arruda está tendo, hein? Os presos do sistema penitenciario devem estar com muita inveja, mas muita mesmo. Visita todos os dias, almoço (banquete), café da manhã chique, cela (sala) de luxo. Será que tem acesso à internet, tevê, celular, banho quente? Isso não é prisão, é hotel cinco estrelas.¿

Antonio Augusto Teixeira ¿A vida tem dessas, faz valer o `aqui se faz, aqui se paga¿. Vivamos com muita humildade e dignidade respeitando ao máximo o dinheiro e as esperanças do povo. De socialite figurante das altas rodas da cidade a entregadora de quentinha para marido na cadeia. O ouro tirado dos pobres tem seu preço.¿

Wilson Ramos ¿Não vejo por que não decretar essa intervenção federal. O momento é necessário, tamanha a barbárie administrativa em que vivemos.¿

Rogerio Soares ¿O melhor mesmo é que se mantenha o governo com o Paulo Octavio, mesmo porque as obras, principalmente a da EPTG, podem ficar na berlinda, caso venha um interventor. E o povo brasiliense já sofreu demais por conta de tudo isso.¿

Mônica Miranda ¿Considero oportunista e eleitoreira a tentaiva de intervenção no DF. É um desrespeito à população e o fim da autonomia política da nossa cidade. Para mim, é golpe de Estado.¿

Carmelita Rodrigues ¿Se for decretada a intervenção no DF, isso vai abrir precedente importante. Políticos e maus governantes saberão que não poderão abusar, como têm feito os distritais do DF, porque há o risco de intervenção, que é uma alternativa constitucional a ser usada e não apenas enfeite na legislação.¿