Título: Rodobens amplia filiais e espera faturar R$ 3,1 bi
Autor: Altamiro Silva Júnior
Fonte: Valor Econômico, 04/03/2005, Finanças, p. C3

Animada pelos números de 2004, a Rodobens Consórcio projeta um crescimento de 57% este ano em comercialização de cotas. Com isso, deve vender 75,6 mil cotas. No ano passado, o crescimento foi de 18,31%, bem acima da média do mercado, de 4,9%, informa Pedro Santos, diretor geral da Rodobens. Se este crescimento se confirmar, a empresa deve faturar R$ 3,1 bilhões este ano. Segundo Santos, o crescimento em 2005 deve ser puxado por três segmentos: imóveis, motos e caminhões. Em motos, o maior segmento do sistema de consórcios do Brasil (com quase 2 milhões de participantes), a Rodobens entrou no ano passado. O que mais cresceu em 2004, porém, foi o setor de caminhões, com aumento de 25% no número de cotas comercializadas em relação a 2003. A Rodobens é a líder no segmento (incluindo as cotas da Portobens e Consórcio Nacional Ford, administrados pela instituição). Em imóveis, a instituição registrou crescimento de 6% em relação a 2003, mas perdeu a liderança no ranking do Banco Central (que considera o número de cotas de cada instituição) para o Bradesco e a Caixa Econômica Federal, dois novatos no segmento. Para crescer este ano, a Rodobens está aumentando o número de filiais e de representantes de vendas, principalmente na Grande São Paulo. As filiais vão passar de 45 para 80 e o número de vendedores de 780 para 1.500, até o final do ano. Ao todo, a instituição deve fechar 2005 com 5.336 pontos-de-venda, bem acima dos 3.721 do final de 2004. Para Santos, a entrada de vários bancos no sistema de consórcios nos últimos anos (como Bradesco e Itaú) ajudou a aumentar a visibilidade do setor. "Faltava maior alcance ao sistema, pois boa parte das administradoras é pequena e média e os bancos vieram justamente dar esta maior visibilidade", diz. Santos avalia que, apesar do expansão em 2004, o sistema de consórcios ainda é pequeno e tem muito potencial para crescer. Uma das formas encontradas pela Rodobens para enfrentar a concorrência do setor foi buscar parcerias. Em 1998, fez um acordo com o Unibanco e passou a vender consórcios nas agências do banco. Em 2000, os dois fizeram joint ventures e criaram a Unibanco Rodobens. Em 2002, foi a vez de uma parceria com o Consórcio Nacional Ford. (ASJ)