Título: Dez companhias pedem para operar no Santos Dumont
Autor: Rosas , Rafael
Fonte: Valor Econômico, 16/03/2009, Empresas, p. B5
Dez companhias áreas demonstraram interesse em operar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Agora, TAM, Gol/Varig, Webjet, OceanAir, Azul, Trip, NHT, Pantanal, Passaredo e Air Minas devem enviar à agência reguladora as rotas desejadas, que não terão mais restrições de destino. A partir do recebimento dos pedidos de rotas, os voos podem ser aprovados no prazo máximo de 30 dias.
Na semana passada, a Anac revogou a portaria 187, que restringia as operações no Santos Dumont a voos para Congonhas, em São Paulo, e voos com aviões turboélice de até 50 assentos.
Na quinta-feira, em reunião da Comissão de Coordenação de Linhas Aéreas Regulares (Comclar), as companhias áreas interessadas escolheram os horários em que desejam operar, dentro de um universo de 122 pares de horários colocados à disposição pela agência reguladora.
A liberação do aeroporto central carioca gerou um conflito com o governo do Estado do Rio de Janeiro, que deseja manter o Santos Dumont "fechado", de forma a valorizar o aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Quando a Anac anunciou sua decisão, o governador Sérgio Cabral afirmou que lutaria contra a abertura e levantou a possibilidade de não renovar a licença ambiental do aeroporto do centro da cidade. Segundo o governo estadual, a liberação do Santos Dumont pode atrapalhar os planos de privatização e comprometer a reforma do Tom Jobim com vistas à Copa do Mundo de 2014. Já a Anac informou, na ocasião, que a diretoria colegiada da agência decidiu revogar a portaria "com base em critérios técnicos".