Título: Frigoríficos terão apoio do BNDES, diz Coutinho
Autor: Rosas, Rafael
Fonte: Valor Econômico, 20/03/2009, Agronegócios, p. B13

O BNDES confirmou na quinta-feira que estuda oferecer apoio a frigoríficos abalados pela redução de demanda internacional causada pela crise financeira. O presidente do banco, Luciano Coutinho, descartou ter recebido recomendação do presidente Lula para isso, e frisou que atualmente a possibilidade de apoio está centrada nas linhas de capital de giro mantidas pela instituição.

"Não vemos nenhum problema sistêmico, mas problemas pontuais. Estamos atentos ao setor e analisando a pertinência de alguma medida setorial, olhando o lado das nossas linhas de capital de giro", ressaltou Coutinho, acrescentando que é possível que o banco anuncie até abril alguma medida concreta de apoio.

O setor vem sofrendo abalos nos últimos meses devido ao agravamento da crise financeira, que estrangulou o crédito reduziu a demanda global. Entre os prejudicados está o Independência, cliente do banco, que já entrou com pedido de recuperação judicial após suspender os abates no fim de fevereiro. Em novembro, a empresa chegou a receber R$ 250 milhões do BNDESPar, braço de investimentos do banco de fomento, sob a forma de capital.

Questionado sobre uma possível atuação do banco em processos de fusão de frigoríficos, Coutinho não descartou o apoio do banco. "Sempre que uma estruturação empresarial cria valor e resolve problemas, o banco pode apoiar. Mas não posso falar especificamente a respeito de nenhum caso", afirmou.