Título: Só faltou dançar o rebolation
Autor: Foreque, Flávia ; Pariz, Colaborou Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 17/02/2010, Política, p. 6

Presidenciáveis protagonizaram cenas explícitas de campanha no carnaval. Mas, para analistas, o eleitor está mais preocupado com a própria folia

Os pré-candidatos às eleições presidenciais aproveitaram o carnaval para deixar a rotina de reuniões em gabinetes fechados e caíram na folia. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT); o governador de São Paulo, José Serra (PSDB); e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) foram do frevo ao samba-enredo carioca ¿ só faltou mesmo dançar o rebolation, hit que tem animado o carnaval baiano. E não faltou disposição para ensaiar uns passinhos da dança que mistura axé e música eletrônica: o governador paulista afirmou em seu Twitter que só não rebolou em público porque é ¿tímido¿ e não se ¿atreveria¿. A mãe do PAC, por sua vez, disse que, com um pouco de treino, todo mundo aprende os passinhos do novo ritmo. A senadora Marina Silva (PV-AC) foi a única pré-candidata que preferiu aproveitar a data festiva para descansar.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), nega que a folia dos políticos seja campanha antecipada, mas reconhece a influência da disputa eleitoral em outubro. ¿Ruim para a democracia é a hipocrisia. Os dois (Dilma e Serra) são pré-candidatos e têm que se apresentar para a sociedade¿, afirma o parlamentar. Apesar da ausência de compromissos oficiais, a agenda da ministra e a do governador estavam repleta de atividades. Dilma começou a maratona em Recife, onde no ano passado já tinha acompanhado o desfile do Galo da Madrugada, maior bloco do mundo. No dia seguinte, estava ao lado do governador baiano Jaques Wagner (PT) acompanhando o agito em Salvador. A pré-candidata do PT não perdeu o ritmo nos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro ¿ na capital carioca, até ensaiou uns passinhos com o gari Gilson Lopes.

¿Onde um vai, o outro vai. Como a eleição está polarizada, o PT forçou uma agenda para Dilma e houve muita pressão para que Serra se movimentasse igual¿, analisa o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB ¿ PR). O governador paulista marcou presença nos estados da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O deputado Ciro Gomes foi mais comedido: limitou a folia ao Recife. ¿É o clima de pré-campanha esquentando no ar, cada um buscando o seu espaço¿, avalia o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR). O parlamentar reconhece, no entanto, que a folia política tem pouco efeito no eleitorado. Para alguns, aliás, a movimentação pode até mesmo ser constrangedora. Em Recife, por exemplo, Dilma e Serra foram alvo de paródias não muito elogiosas.

O cientista político Octaciano Nogueira tem opinião semelhante. ¿A população não toma conhecimento dessas extravagâncias. Está todo mundo voltado para o carnaval¿, afirma Nogueira, que aponta propaganda eleitoral antecipada na atitude dos pré-candidatos. O cientista político cita como exemplo a participação do governador José Serra no lançamento de programa para cadeirantes. O tucano entrou no mar para estrear uma das cadeiras adaptadas do programa Praia acessível. ¿Não se sabe se um dia (o governador) botou um calção, talvez só quando menino. De repente, entra de calça (no mar) com a cadeirante. Certamente estava de sapato.¿ De fato, o tucano não estava descalço. Em seu Twitter, escreveu no mesmo dia: ¿Estraguei o tênis. Descolou a sola¿.

Foliões de momento Corpo a corpo Moacyr Lopes Júnior/Folha Imagem - 13/2/10

O governador de São Paulo José Serra (PSDB) prestigiou, inicialmente, o carnaval de seu estado. Depois de acompanhar o desfile de escolas de samba paulistas, na sexta-feira, testou sua popularidade nas ruas de Recife. O tucano fez corpo a corpo com os foliões antes de acompanhar o maior bloco do mundo na capital pernambucana. Em Salvador, no dia seguinte, ficou no camarote ao lado da petista e foi alvo de brincadeira da cantora Ivete Sangalo, que recomendou ao político beber um energético. De volta a São Paulo, Serra entrou no mar com uma cadeirante para estrear o programa Praia acessível.

Circuito completo

André Mourão/Agência O Dia - 14/2/10

A ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) começou a maratona de carnaval no sábado, em Recife. Ela acompanhou o desfile dos blocos da cidade ao lado do governador Eduardo Campos (PSB) e do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Em Salvador, visitou o terreiro de Mãe Hilda, no bairro da Liberdade, e acompanhou a passagem dos trios elétricos de Ivete Sangalo e Cláudia Leitte no circuito Campo Grande. No domingo, assistiu a duas escolas de samba na Marquês de Sapucaí, paparicou a filha adotiva da cantora Madonna, Mercy, e ensaiou uns passinhos com o gari Gilson Lopes.

No ritmo do frevo

Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press - 13/2/10

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) reiterou no carnaval de Recife sua disposição em ser candidato à presidência nas eleições de outubro. Ao lado da pré-candidata do PT Dilma Rousseff e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Ciro acompanhou o Galo da Madrugada e alfinetou o governador José Serra, também presente à folia. ¿É muito mais fácil boi voar do que Serra ter identificação com o Nordeste¿, criticou o parlamentar. Ciro foi mais comedido do que os demais presidenciáveis e limitou seu carnaval ao estado de Pernambuco.