Título: Petrobras fará leilão de gás excedente
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 31/03/2009, Brasil, p. A12

A Petrobras vai passar a vender volumes excedentes de gás natural por meio de pregões eletrônicos. A oferta adicional será feita apenas às distribuidoras que têm contrato de longo prazo com a estatal. O primeiro leilão desse tipo está previsto para o dia 15 de abril.

Serão firmados apenas contratos de curto prazo nesses leilões, com volumes para consumo em até dois meses. A estatal comunicou que os volumes oferecidos são os que estão sobrando nos atuais contratos com as distribuidoras, ou seja, sem compradores.

A menor demanda das indústrias em função da crise global e o alto índice de chuvas reduziram o consumo de gás. Em fevereiro, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, havia afirmado que o excedente, na época, variava de 14 milhões a 16 milhões de metros cúbicos ao dia.

"Os volumes a serem comercializados nos leilões não ameaçarão o abastecimento do mercado termelétrico, em caso de necessidade de aumento da geração de energia elétrica pelas usinas, por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico)", informou a estatal, em nota.

Os contratos firmados nos leilões terão prazo de entrega mais curto e duração pré-definida. O valor cobrado pelo gás natural será definido em leilões de maior preço. A previsão é que os volumes sejam entregues em até dois meses após a realização do leilão.