Título: Nas mãos do PMDB, plano tem meta de 200 mil casas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/04/2009, Política, p. A8
O programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida, lançado na semana passada com a promessa de construir 1 milhão de casas no país, terá forte adesão do governo do Rio e da prefeitura da capital. O governo Sérgio Cabral planeja construir 100 mil casas nos próximos dois anos e a prefeitura outras 100 mil até 2012. Os projetos já prontos do secretário Estadual de Habitação, Leonardo Picciani, têm foco na zona oeste da capital, área mais pobre e com maior número de eleitores da cidade.
Entre os principais projetos já estruturados na região estão o Nova Sepetiba 2, uma ampliação do conjunto Nova Sepetiba, inaugurado pelo ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) em 2001 e alvo de diversas críticas devido à infraestrutura precária do local. Outro projeto da zona oeste é a ampliação da Cidade de Deus, conjunto habitacional fruto da política de remoção de favelas implementada a partir dos anos 60 e que hoje sofre com a favelização. O governo do Estado prevê gastar R$ 4 bilhões nas obras, utilizando as verbas federais do programa Minha Casa, minha Vida.
Já a prefeitura do município do Rio estima investimento de R$ 5 bilhões em mais 100 mil unidades habitacionais até 2012. O projeto municipal abrange a revitalização de prédios na região central da cidade e a construção de casas em outras áreas que já tenham infraestrutura básica de saneamento, de transportes e de serviços, como escolas e hospitais. (APG)