Título: Crise abala fundos de pensão de servidores
Autor: Brewster, Deborah
Fonte: Valor Econômico, 08/04/2009, Especial, p. A18

A crise enfrentada pelos planos de pensão do funcionalismo municipal e estadual nos Estados Unidos está se agravando, à medida que as perdas esgotam os recursos dos fundos de aposentadoria de professores, policiais, bombeiros e outros trabalhadores de governos regionais.

Os maiores fundos de pensão municipais e estaduais perderam 9% do seu valor de mais de US$ 3 trilhões nos dois primeiros meses deste ano, de acordo com dados do Northern Trust. Estas perdas se somam a um prejuízo de 30% ocorrido em 2008, equivalente a aproximadamente US$ 900 bilhões. Fundos menores, cujo desempenho é inferior ao dos grandes, perderam mais, dizem os especialistas.

As perdas deixaram planos de aposentadoria com capitalização de cerca de 50%, ou seja, eles possuem apenas metade do dinheiro necessário para cobrir seus compromissos perante os 22 milhões de trabalhadores ativos e aposentados, dizem os especialistas. Os governos estaduais geralmente fixam as cifras de capitalização mais perto de 60% a 70%, apesar de alguns especialistas usarem cálculos diferentes.

"Existe um colossal problema nacional de subcapitalização", disse Orin Kramer, presidente do conselho de administração do fundo de pensão de Nova Jersey.

Ao contrário dos fundos de pensão corporativos, os fundos de aposentadoria municipais e estaduais não têm fundo garantidor federal. Esse fato levou a previsões de cortes de benefícios e possível intervenção federal.

"O governo federal se envolverá, sem dúvida", disse Phillip Silitschanu, analista da consultoria Aite Group. "Ele poderia fornecer empréstimos federais, exigir cortes como condição para injetar recursos ou poderia ocorrer uma federalização de alguns destes fundos de pensão".

Sem receita de investimentos, os fundos estão liquidando ativos com enormes perdas, para pagar aposentados. As pensões da polícia estão em situação particularmente precária, em parte porque os Estados prometeram aposentadorias antecipadas com pensões integrais, mas raramente elevaram as contribuições.