Título: Aécio reúne Meirelles, Gerdau e Lupi
Autor: Felício , César
Fonte: Valor Econômico, 14/04/2009, Política, p. A8

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), procurará hoje dar uma demonstração de força de sua capacidade de agregar interesses, um dos principais atributos com o que o seu grupo diz contar para viabilizar a candidatura presidencial do mineiro dentro do PSDB, onde concorre em situação de desvantagem contra o governador de São Paulo, José Serra. Aécio irá reunir em Belo Horizonte capital e trabalho para discutir a crise financeira global.

O governador articulou junto com um aliado, o presidente da Assembleia Legislativa estadual, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), a presença em Belo Horizonte de um arco de convidados que vai do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao do Departamento Intersindical de Estudos Econômicos (Dieese), Tadeu Morais de Souza, passando pelo controlador do grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, e pelo presidente da Gávea Investimentos, Amaury Bier.

O encontro, cuja organização ficou sob responsabilidade da Assembleia Legislativa, acontecerá no principal centro de convenções da cidade, no parque da Gameleira. De acordo com informe divulgado pela Assembleia mineira, é esperada a presença de 900 credenciados. Participam ainda como organizadores a Federação das Indústrias do Estado de Minas (Fiemg) e o jornal "Estado de Minas". Tanto a diretoria da instituição como da empresa são próximas a Aécio.

O governador abrirá os trabalhos, na manhã de hoje, antecedendo uma exposição de Meirelles. Na parte da tarde, quem fala é o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), cujo partido está na base de apoio do governador mineiro. Amanhã, a abertura será feita pelo vice-presidente José Alencar (PRB). Com muito prestígio no Estado e sem estrutura partidária, Alencar enfrenta um tratamento contra um câncer abdominal e tem seu apoio político para 2010 disputado. Em uma homenagem que recebeu em Montes Claros (MG) na semana passado, reuniu em torno de Aécio e a provável candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

O vice-presidente esteve ao lado do PMDB e do PT nas eleições municipais do ano passado, mas abrirá o evento na Gameleira ao lado do mais provável candidato de Aécio à própria sucessão, o vice-governador Antonio Junho Anastasia (PSDB). Os debates na quarta-feira serão encerrados por Gerdau.