Título: Governo pede cautela e redobra atenção
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/04/2009, Interna, p. A13

A repercussão mundial de casos da até agora chamada gripe suína levou o governo federal a imprimir ontem um tom de cautela para evitar o pânico na população brasileira. Em Manaus, o presidente Lula afirmou não haver motivos para preocupação: "Graças a Deus, até agora, não chegou ao Brasil. Eu espero que não chegue nunca", disse. O presidente foi informado sobre a situação pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que está em viagem a Istambul, na Turquia.

O Ministério da Saúde divulgou nota para informar sobre o monitoramento de eventuais infectados pelo vírus em voos procedentes do México e dos Estados Unidos. O governo informou não haver evidências da circulação do vírus da influenza em humanos no Brasil nem suspeita ou registro de gripe suína causada pelo mesmo agente identificado.

A Saúde reiterou que o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde humana. Membros do Gabinete Permanente de Emergência farão reuniões diárias para acompanhar os passos da doença e indicar medidas de contenção. O grupo tem representantes dos ministérios da Saúde, da Agricultura e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No mesmo tom, o diretor-geral da Anvisa, Agenor Álvares, disse não haver motivo para pânico nem para evitar o consumo de carne suína. "A população brasileira deve ter tranquilidade e não entrar em pânico". Ex-ministro da Saúde, Álvares defendeu a atuação do governo no caso, rebateu críticas de lentidão da Anvisa em atuar nos aeroportos brasileiros e atribuiu a demora na ação federal ao México, que notificou os casos de gripe à Organização Mundial de Saúde (OMS) na última sexta-feira.

"Eles estão tendo casos desde [o dia 15 de] março e só na sexta notificaram a OMS", afirmou. Mesmo assim, Álvares admitiu a falta de pessoal da Anvisa nos aeroportos no último fim de semana, mas defendeu a Anvisa. "No domingo, não tínhamos como prestar nenhuma orientação a quem estava chegando", afirmou.

O governo mineiro informou que deve sair hoje o resultado dos exames de um casal residente em Belo Horizonte que estava em lua de mel no balneário mexicano de Cancún e que chegou domingo à noite ao país com sintomas de gripe. O subsecretário estadual da Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques, disse não haver diferença entre os sintomas iniciais da gripe suína e da gripe comum. Afirmou que desde ontem o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) passou a ser área de monitoramento da Anvisa e que as pessoas com sintomas de gripe procedentes do México e dos estados americanos do Texas e da Califórnia, devem ser mantidas sob observação.

O governo federal orientou as tripulações de aeronaves vindas de EUA e México a informar os passageiros, no voo, sobre sintomas de casos suspeitos, como febre acima de 39 graus, acompanhadas de tosse e/ou dores de cabeça, nos músculos e nas articulações. Será distribuído material com informações sobre sintomas aos passageiros. Os profissionais de saúde das redes pública e privada devem redobrar a atenção para a notificação de possíveis casos.

O diretor da Anvisa também informou que o governo descarta, por enquanto, a imposição de barreiras sanitárias contra a importação de carne suína. Segundo ele, o Brasil não importa carne suína do México e do Canadá. Mas comprou 814 toneladas dos EUA e 1 mil toneladas da Espanha, onde a doença já foi confirmada.(Com Agência Brasil)