Título: PMDB da Câmara e do Senado disputam Infraero
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/04/2009, Opinião, p. A10

provável volta do tenente-brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva aos quadros da Aeronáutica abriu uma disputa pela sua sucessão na presidência da Infraero. O PMDB reivindica o controle da estatal, mas as duas correntes do partido - da Câmara e do Senado - articulam para emplacar nomes diferentes. Enquanto isso, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, resiste a aceitar indicações políticas. Alvo de uma CPI que investigou indícios de corrupção em suas administrações anteriores, a Infraero tem R$ 1,4 bilhão no caixa para investir em 2009.

Já preparando sua saída, Nicácio conseguiu aprovar um novo estatuto para a Infraero, criando uma espécie de "blindagem" contra a ocupação política da estatal. O estatuto foi votado no dia 16 de abril. A partir de agora, das cinco diretorias (além da presidência), quatro deverão ser ocupadas necessariamente por funcionários de carreira, com pelo menos dez anos de experiência.

O mesmo valerá para os superintendentes regionais e os superintendentes de aeroportos. Segundo o novo estatuto, ficou limitado a 12 o número de assessores especiais. Na quinta-feira começaram a ser enviadas cartas de demissão à maioria dos cerca de 100 funcionários (eram 220 em 2007) que estão nessa condição. Quase todos têm apadrinhamento político. Seus salários variam entre R$ 5 mil e R$ 14 mil.

Forte opositor à concessão de aeroportos para o setor privado, Nicácio pretende deixar a presidência da Infraero em julho, mas a razão não é ideológica. Ele precisa retornar aos quadros da FAB para não passar compulsoriamente à reserva e tem motivos de sobra para fazê-lo: é cotado para suceder o tenente-brigadeiro Juniti Saito no posto máximo da instituição. Antes, poderá assumir um comando-geral no Rio de Janeiro - cargo reservado aos oficiais mais experientes da FAB.

A saída de Nicácio atiça o desejo do PMDB. Dois nomes conseguiram reunir o apoio de alas do partido. Marco Antônio Marques de Oliveira, diretor de operações da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e ex-diretor de administração da própria Infraero, tem o sinal verde do PMDB no Senado. Rogério Abdalla, assessor da presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é muito ligado ao presidente da Câmara, Michel Temer (SP).

Oliveira, pela experiência em cargos executivos, já tem trânsito com oficiais da Aeronáutica e a Casa Civil. Em tese, sua indicação deveria receber menos oposição dentro do próprio governo. Mas o fato de ter feito parte das diretorias da Infraero comandadas por Carlos Wilson e José Carlos Pereira - investigadas pela CPI - pode criar um constrangimento.

Preocupado com as condições dos aeroportos para receber a Copa do Mundo de 2014, o governo pretendia manter quadros técnicos no comando da Infraero, mas a proximidade das eleições presidenciais pode levar o Palácio do Planalto a atender o PMDB, peça essencial na costura da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O titular da Defesa, Nelson Jobim, prefere uma gestão técnica na estatal. Desde 2007, quando assumiu o ministério, já convidou o ex-presidente do Banco do Brasil Rossano Maranhão e o ex-diretor da Vale e da Varig Guilherme Laager. Jobim não teria desistido de convencer um dos dois executivos, mas outro nome que desponta para a sucessão na Infraero é o do brigadeiro da reserva Adyr da Silva. Ele mesmo já presidiu a empresa na década de 1990 e comandou a Telebrás, quando estatal. Hoje, é professor da Universidade de Brasília e mantém vínculos com a aviação.

Seja quem for o escolhido para suceder Nicácio, ele terá uma missão pela frente: enxugar a estrutura da Infraero e prepará-la para sua abertura de capital. Não há data para o lançamento inicial de ações em bolsa, mas o BNDES está contratando uma consultoria para traçar o "mapa do caminho" da abertura. Antes disso, dois dos aeroportos mais rentáveis da estatal - o Galeão, no Rio, e Viracopos, em Campinas - poderão ser concedidos isoladamente à iniciativa privada. Hoje, a Infraero é responsável pela administração de 67 aeroportos.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 27/04/2009 12:19