Título: Agrenco investe US$ 25 mi no porto de São Francisco
Autor: Vanessa Jurgenfeld
Fonte: Valor Econômico, 03/01/2005, Empresas &, p. B5

O grupo Agrenco, por meio das empresas Inlogs e Sogo, vai investir US$ 25 milhões nos próximos três anos para aumentar a capacidade do terminal privado Terlogs, localizado no porto de São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina. A Terlogs, especializada em cargas a granel, terá sua capacidade física dobrada para movimentação de 5,6 milhões de toneladas/ano de grãos ante os 2,6 milhões de toneladas/ano que estavam sendo movimentados atualmente. Com os investimentos, as empresas dão continuidade a um processo de investimento que teve início em 2002, com a aquisição de armazéns e cais na localidade. As novas obras têm previsão de início no segundo semestre de 2005. De acordo com o presidente da Terlogs, Augusto Pires, os US$ 25 milhões serão usados para construção de três silos verticais, com capacidade de 8 mil toneladas cada um, e um silo horizontal, com capacidade de 105 mil toneladas. Hoje a Terlogs tem cinco silos verticais, com capacidade individual de 6 mil toneladas, armazém horizontal para grãos, farelo e açúcar e armazém horizontal para fertilizantes. Também será construído um berço de atracação, o primeiro berço privado do porto de São Francisco. "Entendemos que o porto será uma alternativa ao Porto de Paranaguá (PR)", comenta Pires. A intenção dos investidores é conquistar clientes da área de grãos que estão tendo dificuldades no escoamento da produção e atender a demanda crescente de exportação de associadas do grupo. "Sabemos que na época de safra, entre março e setembro, a fila no Porto de Paranaguá supera 20 dias, afirma. "Nosso foco será atender o projeto de exportação de parceiras como a Inlogs, que está ampliando sua atuação, além de atingir outros clientes como as cooperativas do norte do Paraná." Na opinião do executivo, há atraso nos investimentos em portos no Brasil, mas os do Agrenco não estão atrasados. "Estamos seguindo um cronograma de 2002. Naquele ano, iniciou-se investimentos de US$ 18 milhões. Somente agora em 2004 é que tivemos a operacionalização do terminal totalmente concluída." Parte dos recursos para os investimentos será proveniente do caixa próprio e parte será financiada por empresas privadas interessadas na importação de grãos. Neste caso, a Terlogs negocia com as companhias européias Denosa e Nidera e com o grupo asiático China Grain and Oil. Dia 16 de dezembro, a Terlogs passou para as mãos do grupo Agrenco, depois que a Sogo pagou R$ 52 milhões pelos 25,5% da Terlogs que pertenciam à América Latina Logística (ALL). A compra da participação envolveu um acordo operacional com a ALL no qual a Terlogs comprometeu-se a comprar 1,1 mil novos vagões e com um contrato de 23 anos para o transporte dos grãos no local. Hoje a ALL já opera no porto e com a Terlogs. O Agrenco, com sede em Itajaí, é formado por diversas empresas, que atuam da corretagem de grãos à logística de transporte.