Título: No México, americano elogia luta contra tráfico
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 17/04/2009, Internacional, p. A11

O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu, em sua segunda grande viagem ao exterior desde a posse, que dará um forte apoio ao governo mexicano na sua luta contra as quadrilhas de narcotraficantes que agem na fronteira comum.

"Num momento em que o governo mexicano tão corajosamente enfrenta os cartéis de drogas que assolam ambos os lados da fronteira, é absolutamente crítico que os EUA se juntem como um parceiro completo no trato desse assunto", disse Obama. "Acho que o presidente (Felipe) Calderón faz um trabalho excelente e heroico em lidar com o que no momento é um grande problema: os cartéis de drogas ao longo das fronteiras", disse o presidente à CNN em espanhol.

No encontro com Calderón, o presidente americano disse que pedirá ao Senado de seu país a ratificação de um tratado interamericano contra o tráfico de armas, com o objetivo de endurecer a luta contra os cartéis de drogas. O tratado, surgido na Organização dos Estados Americanos (OEA), foi assinado em 1997, pelo então presidente Bill Clinton, mas o Senado nunca chegou a ratificá-lo.

Obama está reforçando a segurança na fronteira com o México a fim de evitar o contrabando de armas, e pretende enviar helicópteros Black Hawk para ajudar os esforços de Calderón.

Esta é a primeira vez que o presidente visita um país latino-americano depois de eleito. Desde a posse, ele fez uma rápida visita ao Canadá, e no começo deste mês, atravessou o Atlântico para cúpulas do G-20 e da Otan.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 17/04/2009 02:12