Título: Produção industrial da zona do euro tem queda recorde
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 17/04/2009, Internacional, p. A13
A produção industrial da zona do euro teve em fevereiro a maior contração da série histórica, uma vez que a recessão global conteve a demanda por bens manufaturados em todo o mundo.
A produção industrial na zona do euro caiu 18,4% em relação a fevereiro de 2008, a maior queda desde que esses dados começaram a ser registrados, em 1986, informou o departamento de estatística da UE. O dado de janeiro foi revisado para queda de 16%.
A inflação desacelerou em março para 0,6%, o nível mais baixo desde o início da série histórica para a região, em 1996, disse o departamento em um relatório paralelo.
"A demanda pelas exportações da zona do euro está caindo aos níveis mínimos", disse Dominic Bryant, economista do BNP Paribas em Londres. "Prevemos que o Banco Central Europeu (BCE) vai reduzir os juros básicos a 1% e esse será o piso, uma vez que outras medidas serão anunciadas" para incentivar o crédito e revitalizar o crescimento econômico.
A queda da produção aumenta a pressão sobre o BCE para adotar mais medidas.
A economia da zona do euro poderá encolher até 4,1% este ano, previu em 31 de março a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.