Título: ONS aponta queda na demanda por insumo em abril
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 05/05/2009, Brasil, p. A3

O consumo de energia no país voltou a diminuir, segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em abril, a carga de energia elétrica que circulou pelo sistema nacional foi 2,9% menor que o de igual período de 2008. Na comparação com março, a queda foi de 5,2%.

No acumulado dos últimos 12 meses, verifica-se incremento de 1,8% sobre o período correspondente anterior. Segundo o Boletim do ONS, a indústria foi o segmento mais afetado, com a redução do nível da utilização da capacidade instalada. O ONS ressalta que o mercado interno vem sendo o principal responsável pela demanda de energia elétrica.

O órgão responsável pela operação do sistema elétrico acrescenta que o menor número de dias úteis em abril, na comparação com igual período no ano passado, e a ocorrência de temperaturas mais amenas contribuíram para a queda do consumo. A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas de energia.

Ao todo, a carga de energia elétrica calculada para o sistema em janeiro totalizou 50.831 MW (megawatts) médios. Desse total, o sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 30.930 MW médios, variação negativa de 4,9% na comparação com abril do ano passado. Em relação a março, houve alta de 6,2%. Nos últimos 12 meses, esse crescimento foi de 1,4%.

No Sul, o consumo de energia elétrica aumentou 1,8% sobre igual período em 2008. Em relação a março, foi constatada queda de 4,8%. No Nordeste, os valores preliminares de carga em abril indicam variação negativa de 0,7% em relação a igual período em 2008. Na comparação com março, houve decréscimo de 3,6% no consumo de energia.

Na região Norte, a carga de abril foi 1% inferior ao volume verificado em igual mês no ano passado. Na comparação com março, os dados preliminares do ONS apontam para uma redução de 0,2% na carga de energia.