Título: Chuvas no Norte e Nordeste já afetaram 738 mil pessoas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/05/2009, Brasil, p. A4

De acordo com o último balanço, divulgado no fim da tarde de ontem pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, 737,9 mil pessoas foram afetadas pelos desastres provocados por fortes chuvas e enchentes no país. Segundo as informações coletadas nas defesas civis estaduais, 24 pessoas morreram por causa dos desastres em cinco Estados: Ceará (9), Maranhão (6), Alagoas (4), Amazonas (4) e Santa Catarina (1).

Os danos causados pelas chuvas atingiram 270 municípios localizados em dez Estados: Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Amazonas, Pará e Santa Catarina.

O prefeito de Manaquiri e presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto, disse ontem, durante um encontro de prefeitos no Senado, que 80% dos municípios amazonenses já decretaram estado de emergência devido aos estragos causados pelas chuvas. Pelo mesmo motivo, acrescentou, há grandes chances de esses municípios não conseguirem cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Por conta do decreto emergencial, teremos de liberar recursos para as vítimas e, provavelmente, esse dinheiro virá da saúde e comprometerá as previsões orçamentárias relativas à Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas quem deve decidir sobre revisão e distribuição dos gastos são os conselhos dos municípios", explicou.

A economia da região também deverá ser afetada, segundo Souto, "uma vez que parte das colheitas de mandioca, malva (fibra vegetal orgânica que serve para a confecção de malhas e sacarias) e a pecuária já estão comprometidas".

Os temporais que atingem o Maranhão há cerca de um mês causaram transtornos também aos motoristas e caminhoneiros que trafegam pelas rodovias que cortam o Estado. Há cerca de duas semanas, a enchente levou uma ponte na altura do km 415 da BR-316 - principal ligação entre o Norte e o Nordeste do país - deixando mais de mil caminhoneiros ilhados no local. Revoltados com as condições da estrada, os caminhoneiros tem realizado protestos e o clima é tenso entre eles e moradores das cidades da região, que tentam cruzar os bloqueios feitos com carretas, pneus queimados e pedaços de tronco.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 1.700 km das estradas que cortam o Estado estão danificados e algumas cidades já estão ficando desabastecidas, pois os caminhões com mercadorias não conseguem transitar. (Agências noticiosas)