Título: Varejo tem queda recorde na Europa
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/05/2009, Internacional, p. A9

As vendas do varejo tiveram em março sua maior queda histórica na zona do euro, uma vez que a recessão, a pior desde a Segunda Guerra Mundial, abalou a região, fazendo com que as famílias refreassem os gastos.

A receita das lojas caiu 4,2% em março na zona do euro no comparativo com o mesmo mês do ano passado, sua maior retração desde o início da série histórica, em 1996, disse o departamento de estatística da União Europeia (UE). A queda foi mais abrupta que o declínio de 2,6% previsto pelos economistas em sondagem da Bloomberg, e se seguiu ao recuo de 4% registrado em fevereiro. Em relação ao mês anterior, as vendas de março caíram 0,6%.

"O mercado de trabalho está enfraquecendo rapidamente e o grau de confiança do consumidor ainda está bem baixo", disse Jennifer McKeown, economista da Capital Economics de Londres.

"Está difícil ficar muito otimista com relação ao futuro."

Os gastos das famílias estão caindo num momento em que as empresas de toda a região reduzem a produção e demitem funcionários, para se ajustar à crise econômica. A taxa de desemprego da zona do euro subiu para 8,9% em março, a mais elevada de mais de três anos.

McKeown disse que a contração do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre poderá até superar o 1,6% registrado no quarto trimestre, o maior percentual do último período de pelo menos 13 anos. O departamento de estatística deverá divulgar os dados do PIB do primeiro trimestre no próximo dia 15.

A produção industrial da Espanha encolheu 25% e as falências quase quadruplicaram no país, uma vez que a recessão assolou a economia espanhola e encaminhou-a para sua pior queda dos últimos 60 anos. A economia da zona do euro deverá encolher 4% em 2009, disse esta semana a Comissão Europeia.